Recursos humanos: como é o estágio na área?

Já se perguntou como funciona um estágio na área de recursos humanos? Como é de se imaginar, são diversas as áreas de atuação e funções atribuídas ao estagiário desse curso.  Basicamente, um estagiário em atuação auxilia nas rotinas de recrutamento e seleção, como triagem, contato com candidatos e participação em entrevistas e dinâmicas e presta suporte na elaboração de materiais e na organização de treinamentos.

Além disso, também pode ficar responsável pelos cadastros de pessoas físicas e preenchimento de fichas de matrículas. Faz o trâmite de selecionar currículos de acordo com o perfil e vagas que a empresa necessita, e pode acompanhar essa contratação.

O estagiário em RH quando trabalha na rotina administrativa em departamento pessoal, suas funções terão mais relação com gestão de pessoas. Trabalha diretamente com folhas de pagamento, férias, licenças e assuntos relacionados. No geral, o DP fica responsável por questões mais burocráticas para cumprimento de leis e normas éticas para uma boa relação da empresa com o colaborador.

Para que o aluno estagiário tenha autonomia nessas rotinas e desenvolva suas habilidades com excelência, grande parte do processo de aprendizagem e adaptação vai ter a ver com a empresa a qual o solicitou. Conhecer a rotina, os projetos, e os maiores desafios em cada parte do setor de recursos humanos, além de partir da proatividade do aluno, tem a ver também com a disponibilidade da empresa em também ensinar.

Assim como nos demais cursos, dominar as técnicas aprendidas em sala de aula somente não é o bastante. A aplicação do conhecimento em si é já é uma nova forma de aprendizagem, e como tal, tem espaços para erros, acertos e crescimento.

O São Luís Carreiras é um departamento que orienta o aluno da melhor forma possível para que, além da sua inserção no mercado, o aluno desenvolva suas habilidades profissionais nos programas de estágio sem prejuízo na aprendizagem. Tem interesse ou dúvidas sobre algo relacionado? Entre em contato com o setor.