MENU
Menu Principal

Saiba a importância da aplicação do teste psicológico na hora da contratação


às 12h04
Compartilhe:

Quando a empresa vai realizar a contratação de um novo profissional para seu quadro de funcionários são realizados muitos testes de aptidões e análises curriculares, um deles é o teste psicológico, que ajuda na identificação de comportamentos mais frequentes apresentados pelos candidatos.

Os testes psicológicos são ferramentas de uso exclusivo do profissional da Psicologia e permitem o conhecimento mais aprofundado de alguns traços comportamentais e de personalidade dos avaliados. Por meio dessa amostragem, é possível ter uma visão sobre a tendência do comportamento do indivíduo nos mais diversos ambientes e situações, seja no trabalho, no convívio social, no desempenho das funções familiares.

Os testes ou avaliações psicológicas costumam fazer parte das primeiras etapas de seleção nas empresas. É pelo resultados deles que os psicólogos contraindicam boa parte dos candidatos. Entre um bom número de candidatos, os testes psicológicos servem como verdadeiros mediadores das diferenças existentes ou, ainda, o comportamento de uma mesma pessoa diante de diferentes situações.

Alguns benefícios da aplicação do teste psicológico são:

– Avaliação completa de personalidade;

– Mapeamento dos pontos fortes e fracos;

– Análise de compatibilidade do perfil com a vaga;

– Menor índice de rotatividade;

– Identificação de aptidões e habilidades. 

Compartilhe: