Alunos da pós-graduação da FSLF publicam artigo em livro

Sempre destacamos a importância das pesquisas acadêmicas para a formação. Hoje vamos falar de dois alunos do curso de pós-graduação em Gestão Escolar da Faculdade São Luís de França que já identificaram os benefícios que as pesquisas trazem para a profissão.

Tarcísio da Silva Tavares, formado em Letras, e Nadielza Carvalho Santos, formada em Engenharia Civil e Matemática, publicaram um capítulo no livro ‘Caminhos da formação docente: diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem, vol. 2.’. O capítulo teve como tema “Jogos Educacionais:criação e aplicação do jogo de tabuleiro de matemática financeira para o ensino fundamental”.

Tarcísio contou que essa não foi sua primeira publicação. “Desde a minha formação em 2006 que tenho uma vida acadêmica dinâmica. E a escolha do tema foi devido a inserção de projeto de vida e matemática financeira no currículo escolar. Atualmente sou gestor escolar e vejo essa necessidade de preparar o aluno para esses novos conhecimentos”, explicou.

O aluno da graduação destacou que a pesquisa faz parte da vida de um professor, por ser necessário estar sempre atualizado e enriquecendo currículo. Tarcísio também relatou como foi o processo de construção do trabalho. ” O tema foi muito discutido por mim e Nadielza, da área de matemática. E todo o trabalho foi criado a partir da pesquisa, questões elaboradas, outras reformadas, tudo pensado na realidade do estudante, onde foi feita a validação, no bairro Porto Dantas, coqueiral, no colégio estadual professora Maria das Graças Azevedo Melo”, contou.

Nadielza também tem experiência em publicações e ressalta a importância de realizar pesquisas acadêmicas. “No meu caso acho muito importante principalmente porque a aprendizagem acontece de forma lúdica, bem como nos ajuda a melhorar processos e resoluções de problemas relevantes para a sociedade”, salientou.

Sobre o tema escolhido pela dupla a aluna destaca a relevância do tema, que é a matemática financeira e o empreendedorismo. “Para que ficasse algo dinâmico pensamos na criação do jogo de tabuleiro. É importante que esses assuntos sejam trabalhados pois são fundamentais no dia a dia”.

A professora Mônica Liberato, que orientou a dupla na pesquisa, frisou a importância de incentivar as publicações científicas. “Quando incentivamos e orientamos a pesquisa científica para os alunos e eles conseguem publicar o resultado dessa pesquisa, estamos contribuindo tanto para a vida acadêmica como para a vida profissional desse aluno que poderá ser um um futuro professor da própria instituição”, finalizou.