Você sabe o que é Nomofobia? O nome é diferente, mas certamente tem muita gente sendo acometida por essa fobia, ou seja, por esse medo. O termo descreve o medo de ficar sem contato com o celular, sendo uma palavra derivada da expressão inglesa “no mobile phone phobia“.
Este termo vem sendo estudado desde 2008 para descrever o comportamento de dependência e os sentimentos de angústia e ansiedade que algumas pessoas demonstram quando não têm o celular por perto, uma fobia que tem acometido principalmente adolescentes e pré-adolescentes.
O público jovem é o principal afetado, pois são os que mais consomem tecnologia e, principalmente, por causa das Redes Sociais. Pode ser um pouco difícil identificar exatamente o que é nomofobia na prática, já que existem graus variados. Porém, alguns sintomas mais comuns são os seguintes:
– Sentir ansiedade quando se fica muito tempo sem usar o celular;
– Nunca desligar o celular, mesmo para dormir;
– Acordar no meio da noite para ir no celular;
– Verificar o telefone frequentemente para ver se tem notificações;
– Ansiedade quando está em um ambiente sem sinal de internet;
– Escutar a “vibração fantasma” do aparelho
Quem sofre dessa fobia pode acabar com consequências que afetam o seu dia a dia, como por exemplo: dificuldade de concentração, problemas para manter conversas presenciais e possibilidade de desenvolver ansiedade generalizada.