MENU
Menu Principal

Impacto dos digitais influencers nos hábitos de consumo


às 12h33
Compartilhe:

Muito provavelmente você já foi influenciado digitalmente por alguém, e isso acontece com mais frequência do que realmente se pode imaginar. Atualmente, os digitais influencers exercem de fato uma forte influência sobre os seus seguidores, ao ponto de potencializar vendas ou marcas usando apenas sua imagem.

Segundo um estudo realizado pela Qualibest, os influencers já são a segunda maior fonte de informação e consulta para consumidores, ficando atrás somente das recomendações dadas por parentes e amigos. Os dados mostram que cerca de 49% dos entrevistados já consumiram produtos ou serviços porque foram influenciados digitalmente.

O recorte dessa pesquisa é muito interessante porque vai trazer uma relação de influências por pessoas que estão no cotidiano dos influenciados com pessoas que muito provavelmente os influenciados sequer conhecem. Ser influenciado por pessoas que estão fora do convívio social físico, sem uma relação de verdade estabelecida, é algo a se pensar.

É uma observação relevante a de que todos os usuários da rede tendem a seguir ou acompanhar somente aquilo com o que se identifica, por aí todo o trabalho de segmentação de público já é feito de forma orgânica. Partindo do pressuposto que você segue somente o que é de seu interesse, é conseqüência que os digitais influencers que você segue trabalhem com produtos que de alguma forma vão te alcançar. Como também é justo pensar que eles tenham conhecimento disso.

Entendendo que a maioria desses influenciadores trabalha com informação comercializada, vale lembrar que a propagação de determinado produto ou serviço vem de uma motivação pagante, ou seja, ele recebe para divulgar. A informação que você absorve não é livre de pretensão, o que deveria pôr em dúvida a qualidade do produto ou serviço e até mesmo a necessidade desse consumo. 

Compartilhe: