MENU
Menu Principal

Professor da FSLF fala sobre envelhecimento e alteração muscular


às 12h44
Compartilhe:

O envelhecimento é um processo fisiológico natural e acontece desde o nascimento. Dentre muitas consequências desse processo natural, um dos sinais mais claros é a alteração muscular, a diminuição de massa muscular no corpo do indivíduo.

A quantidade de massa e força muscular tendem a regredir começando a partir dos 30 anos de idade do indivíduo e continuando ao longo da vida. Parte dessa perda, ou regressão, além do processo fisiológico, é também consequência de um estilo de vida com maus hábitos.

O professor de fisioterapia Lucas Moraes Rego explica que “As alterações que vão ocorrer na velhice dependem muito de cada indivíduo. Por exemplo, há uma diminuição das atividades metabólicas, sim, mas depende se esse indivíduo faz atividade física ou não, qual foi a alimentação que esse indivíduo teve durante toda a sua vida, questões de ordem genética, de ordem social…”.

Uma série de conjunturas vai levar a uma maior ou menor regressão corpórea na velhice, gênero, raça, condição social… Tudo isso é levado em conta quando se trata de envelhecimento e das consequências que ele acarreta.

Prezar pela qualidade de vida, além de trazer benefícios na vivência presente, vai influenciar diretamente no processo de envelhecimento e alterações do organismo na melhor idade. “Normalmente a gente tem alterações diversas, sistema muscular, alterações no sistema ósseo, alteração no sistema nervoso, morte de células nervosas, alteração no sistema cardíaco, cardiorrespiratório… há uma regressão natural desses sistemas por tempo de utilização, e isso vai depender muito da qualidade de vida que o indivíduo teve.”, explica.

Apesar de o envelhecimento e as alterações do corpo humano serem inevitáveis, existem várias possibilidades para se amenizar o impacto do tempo na velhice. “A palavra de ordem para se preparar para essas mudanças ou amenizar essas mudanças é que o indivíduo desde sempre seja orientado a praticar atividades físicas de maneira corriqueira. Orientar a realizar atividades que lhe dê prazer, a ter uma alimentação adequada, saudável, balanceada (…) Ter uma manutenção com acompanhamento médico e fisioterapêutico são as condições para que a pessoa consiga envelhecer sem perder suas funções básicas de vida.”, finaliza o professor.

Compartilhe: