MENU
Menu Principal

Veganismo - mitos e verdade desse estilo de alimentação


às 12h23
Compartilhe:

O veganismo tem conquistado cada vez mais adeptos. Diferentemente do vegetarianismo, ele não inclui nenhum tipo de alimento ou produto de origem animal, o que acaba por gerar muitos boatos sobre as pessoas que aderem a esse estilo de vida e sobre a alimentação de forma geral.

Para esclarecer algumas dúvidas comuns sobre esse estilo de alimentação, a professora de Nutrição, Jamille Caroso, de forma esclarecedora explana alguns mitos e verdades sobre o assunto:

P: Os Veganos sofrem déficit nutricional?
R: O consumo de uma alimentação baseada em vegetais proporciona muitos benefícios à saúde, como por exemplo, menores riscos de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares, e também determinados tipos de cânceres. Tais benefícios estão associados ao menor conteúdo de gordura saturada e colesterol e a maior quantidade de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos proporcionados nesse tipo de alimentação. Contudo, assim como qualquer outra pessoa, é importante que os veganos procurem a orientação de um nutricionista para uma avaliação mais completa (com exames, avaliação nutricional etc.) e obtenção de uma alimentação equilibrada, especialmente para verificar os níveis de vitamina B12, cujos alimentos fontes são de origem animal.

P: Os Veganos não consomem proteína?
R:
 Mito. Na alimentação vegana há o consumo de proteínas provenientes dos vegetais, presentes principalmente no grupo alimentar das leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha etc.).

P: A dieta vegana é mais cara?
R:
 Mito. Com organização e planejamento é possível manter uma alimentação à base de vegetais, de forma econômica. Utilizar as habilidades culinárias é uma grande vantagem para variar o cardápio com alimentos mais em conta. Outra dica é dar preferência a frutas e vegetais da época, pois tendem a ser mais baratos.

P: Dietas sem carne prejudicam a hipertrofia muscular?
R:
 Alguns estudos têm mostrado que dietas veganas se equilibradas quantitativamente e qualitativamente são capazes de fornecer aminoácidos essenciais necessários para a síntese proteica e consequente ganho de massa muscular (hipertrofia muscular).

P: Os Veganos perdem peso com facilidade?
R:
 Mito. A alimentação vegana pode levar ao emagrecimento, à manutenção do peso ou à obesidade. Vai depender do estilo de vida do indivíduo, da sua composição metabólica, das suas escolhas alimentares (afinal óleos e açúcares, por exemplo, podem estar presentes na alimentação do vegano).

Compartilhe: