Dicas de como estudar em 30 dias para o ENEM

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil de dedicar a tarefas que são importantes, mas que por, por motivo de força maior, não estão no topo da lista de prioridades. A prova do ENEM acontece anualmente e é a porta de entrada para universidades públicas, programas sociais e bolsas nas universidades particulares.

Na ausência de um maior preparo ao longo do ano, algumas alternativas podem remediar seu desempenho na prova. Afinal, estudar, mesmo que em cima da hora, é melhor do que não estudar.

Acompanhe essa leitura para sugestões de como estudar em 30 dias para o Enem.

Faça um cronograma de estudos: Para todo bom planejamento de estudos é fundamental que um cronograma bem estruturado para o seu objetivo. Invista um pouco de tempo na produção de um cronograma personalizado de 30 dias dentro da sua realidade.

Apesar de ser de grande peso o domínio das disciplinas e produção textual, a organização, nesse momento, pode ser tão importante quanto, pois só assim você poderá ter um norte e uma noção de quanto tempo está se dedicando às disciplinas e dosar onde é mais necessário ou não.

Seu cronograma precisa ser realista, afinal serão 30 dias para refrescar a mente sobre os assuntos e temas que você precisa saber para aplicar na prova.

Conte com formas alternativas de estudar: Algumas pessoas têm maior facilidade de absorver conteúdos com vídeo aulas, outras lendo, outras conversando… Os métodos não são tão importantes quanto os resultados. Entender o que funciona melhor para você poder economizar tempo e render mais.

Além disso, mesclar essas opções pode ser algo positivo no sentido de tornar dinâmica a rotina de estudos. Se você só tem 30 dias para estudar, qualquer tentativa de não perder o ritmo é válida.

Gerencie bem o seu tempo: Tempo com qualidade é aquele que te dará o melhor resultado. Conheça suas limitações e organize um cronograma que possa te ajudar a manter essa rotina todos os dias sem que isso te cause outros prejuízos. Lembrando que descansar é tão importante quanto o foco que você precisa quando estiver estudando.

Faça questões e simulados: Estudar provas passadas é uma boa opção, principalmente se esse for o seu primeiro ano de ENEM. Além de te deixar familiarizado com a dinâmica das provas, vai fazer você se sentir mais confiante. Conhecendo como funciona, alguns sites e cursinhos promovem simulados baseados em provas anteriores que podem medir suas habilidades.

Escreva uma redação por semana: Para quem já tem facilidade em escrever, essa não vai ser uma tarefa difícil, e ainda assim, treinar suas habilidades é só mais uma forma de se aperfeiçoar na sua zona de conforto. Por melhor que você seja, não confie apenas nas suas habilidades sem treino. São vários os fatores que podem te atrapalhar em uma prova tão importante, estar ainda mais preparado só vai te ajudar.

Para quem não gosta ou não tem aptidão para escrita, é bom ter em mente que, assim como qualquer outra atividade, o treino e a constância podem render um resultado mais que satisfatório. Além de precisar estudar as regras gramaticais e treinar seu lado criativo, a prática é o que realmente vai influenciar no seu desempenho.

Se apresentar mais dificuldade do que o esperado, a sugestão é escrever ainda mais. E se possível, ter alguém com capacidade para corrigir suas redações e dar feedback sobre elas te ajuda a entender onde você está errando e acertando.