MBA e Pós-graduação: entenda a diferença dessas especializações

Para muitos alunos a conclusão da graduação não é a linha de chegada, e mesmo com ela em andamento é um bom momento para se pensar no que vem a seguir. Por via de regra, após a graduação os estudantes tendem a investir em uma pós-graduação ou MBA. Mas vocês sabem qual a diferença?

As pós-graduações têm por objetivo desenvolver novas competências e habilidades importantes para o setor de atuação, ter um maior nível técnico de conhecimento e apresentar mais qualificação para exercer as atividades no mercado. É basicamente um complemento da graduação, de forma específica e segmentada, com maior profundidade. Existem dois tipos de especializações: MBA e pós-graduação. Apesar de ambas serem uma pós-graduação, têm como foco a aplicação de conhecimentos e finalidades diferentes.

Em suma, suas diferenças estão em seus objetivos, aplicabilidades, e consequentemente, no conteúdo da grade. Enquanto que um foca em conhecimentos práticos e desenvolvimento de habilidades comportamentais e de liderança, o outro vai estar focado em conteúdos já vistos na graduação, mas de forma muito mais aprofundada.

O MBA é a sigla para Master of Business Administration, em tradução literal Mestre em Administração de Negócios. Como o nome já sugere, é uma especialização totalmente voltada para o mercado de trabalho. Nessa modalidade de pós, toda a preparação do aluno é voltada para a aplicação de técnicas e conhecimento voltados diretamente para o mercado de trabalho.

Embora exija do aluno os mesmos requisitos acadêmicos de quem faz uma especialização como à grade curricular, trabalhos acadêmicos, provas e até TCC, vai ter como objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado com mais efetividade, ministrando conhecimentos mais alinhados às necessidades das empresas e do mundo público.

Enquanto que o MBA é destinado para pessoas que atuam diretamente na área de negócios, a especialização vai ser para qualquer profissional com anseio em aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos.

Entendendo suas diferenças fica clara a informação de que todo MBA é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é um MBA.