Professora da FSLF explica como é trabalhar com pesquisa na carreira acadêmica

Quando estão pesquisando sobre qual carreira seguir na profissão que está se formando, muitos estudantes se imaginam trabalhando em uma grande empresa ou gerindo o próprio negócio. Porém, você já pensou em seguir a carreira acadêmica e atuar como pesquisador e professor de universidades?

De acordo com a professora da Faculdade São Luís de França, Alana Vasconcelos, a carreira acadêmica significa se dedicar à produção científica, desenvolvendo projetos, pesquisas no âmbito de uma formação pautada nos cursos de mestrado e doutorado (Stricto Sensu). Ela explica que é possível trabalhar com pesquisa científica e ter retorno financeiro.

“Seguindo a carreira acadêmica se pode atuar como docente de nível superior, ministrando palestras, trabalhando em laboratórios (a depender da área de estudo e de desenvolvimento de pesquisa), e todas essas atividades podem ser remuneradas”, explicou.

Como funciona na prática?

O trabalho acadêmico é voltado para a construção da ciência e envolve vários aspectos. Quem opta por desenvolver pesquisas laboratoriais, por exemplo, dedica-se à descoberta de novos elementos, desenvolvimento de equipamentos quando se trata de inovação tecnológica. Aos que se dedicam à área educacional vão se voltar a estudar novos métodos e modelos de aprendizagem, dentre outros aspectos.

Segundo a professora da FSLF, a realização da pesquisa científica vai variar de acordo com a área de formação do profissional, podendo este, desenvolver pesquisas em todos os âmbitos da sociedade, seja em espaços formais (instituições de ensino) ou não-formais (fora do ambiente escolar). “No aspecto prático, o trabalho de pesquisa acadêmica é realizado por meio do estudo aprofundado de conhecimentos sobre aquela determinada área em que o pesquisador atua. Isso é realizado graças às leituras de livros, artigos científicos, dados estatísticos, discussão e participação em grupos de pesquisas que permitem a este profissional investigar e chegar a novas considerações sobre sua área de estudo. Quando isso ocorre, o pesquisador as publica em forma de artigo científico, resumo expandido, livro ou capítulo de livro, contribuindo com novas considerações científicas, tornando-as acessíveis a toda sociedade”, afirmou.

Quando a vida acadêmica se concentra no aspecto da docência, estas pesquisas podem ser realizadas não somente com as publicações mas por meio de criação de programas, projetos, eventos científicos que podem ser organizados pelos professores universitários, de modo individual ou com o grupo de pesquisa do qual este faça parte. Lembrando que para atuar na vida acadêmica, na perspectiva da docência, é necessário possuir os cursos Stricto Sensu de mestrado e doutorado.

“As atribuições de quem escolhe a vida acadêmica no âmbito da docência, perpassam pelas atividades de: criação de grupos de pesquisa, organização de eventos científicos, orientação de trabalhos científicos como monografias, teses e dissertações, participação de eventos, publicações científicas, ministrar aulas em cursos de graduação e/ou pós-graduação, ministrar palestras, cursos e afins”, finalizou.