Cinco séries sobre Direito que você precisa conhecer

Para os entusiastas de filmes e séries, não é novidade que o direito é um tema recorrente nas ficções. Além do entretenimento, as séries promovem um conhecimento superficial sobre aspectos do curso e das profissões, de forma muito dinâmica se faz entender alguns aspectos importantes das áreas do direito. Confere essa seleção:

How to Get Away With Murder: Uma das séries sobre direito mais aclamadas atualmente é How to Get Away With Murder. Se passa na Universidade de Middleton, Filadélfia, e envolve o trabalho de cinco alunos que atuam no escritório da professora de Direito Penal – papel interpretado por Viola Davis e que rendeu a ela o prêmio de melhor atriz em série dramática.

A vida desses aprendizes é impactada com várias reviravoltas, já que se envolvem em uma trama de assassinatos e conspirações graves. A cada episódio a professora ensina formas de encontrar uma solução para os problemas. Dentre tantas questões delicadas, ela mostra como tornar possível que um cliente acusado de assassinato não seja incriminado.

Suits: A trama se desenvolve com a história de Mike Ross, um jovem inteligente e sagaz, que não concluiu a faculdade de Direito, mas que conseguiu um emprego, mesmo sem qualificação, para trabalhar ao lado de Harvey Specter, um dos principais advogados de Manhattan.

Um dos pontos positivos é a possibilidade de observar diferentes formas de atuação de um advogado de defesa, já que os dois personagens principais da série exercem a função de maneiras diferentes.

The Good Wife: Alicia Florrick, após anos como dona-de-casa, precisa retomar a vida profissional quando seu marido, o Procurador Geral do Estado, se envolve em um escândalo sexual e corrupção. Para sustentar os dois filhos adolescentes, ela passa a trabalhar no escritório do ex-colega de faculdade.

The Good Wife se destaca entre as séries sobre Direito por conta de uma de suas principais propostas, que é mostrar como a figura da mulher é vista nos escritórios de advocacia. Isso ocorre por meio da atuação da protagonista Alicia, uma advogada em processo de retomada de carreira.

Boston Legal: Diferentemente de Suits, você não precisa ver todos os episódios de Boston Legal para entender o enredo. A cada episódio um novo caso é trabalhado e muitos são os ensinamentos que você vai ter.

O eixo da história está ligado a Brad Chase, um jovem advogado recrutado por Alan, um dos sócios da empresa de advocacia, para vigiar o outro sócio sênior, Denny. A trama revela como acontece a competitividade, o jogo de interesse e a disputa nesse ambiente. Além da vida profissional, a série mostra como é a vida pessoal dos advogados que conduzem casos milionários.

Making a Murderer: Algumas séries permitem entender um pouco como funciona o cotidiano e o mercado de advocacia em diferentes regiões. Making a Murderer faz isso ao mostrar parte dos processos do sistema judiciário dos Estados Unidos, bem como suas contradições.

A série-documentário conta a história verídica de um crime. Steven Avery, um norte-americano, foi acusado de estuprar uma mulher. Após 18 anos preso, ele realiza um exame de DNA que comprova sua inocência. Em liberdade, às vésperas de ser indenizado financeiramente, Steven é novamente acusado pela morte de uma mulher.