Escolhi o curso de graduação errado, e agora?

O ensino médio é marcado por grandes momentos. Concluir um ciclo que é um degrau muito importante na jornada de qualquer estudante e já ter em mente o que se quer para a vida parece ser muita responsabilidade para pessoas tão jovens. E às vezes realmente é!

Questões tão importantes sobre a sua vida, sua carreira e seu futuro não precisam ser decididas no tempo que outras pessoas determinaram. Isso acaba resultando em escolhas erradas. Seja por impulso, pressão familiar, ou até mesmo medo do futuro, algumas pessoas acabam escolhendo o curso sem considerar os detalhes da profissão. E, após vivenciar mais de perto o dia a dia da área escolhida, acaba rolando aquele arrependimento.

Quando isso acontece várias coisas são postas em questionamento e se torna um momento muito desanimador, principalmente para um estudante que já está construindo a sua carreira. “Será que é isso que quero pra minha vida?”, “O que estou fazendo aqui?”, “E se não for isso que eu quero pra minha vida?”, “E se eu estiver perdendo meu tempo?“… Essas e mais perguntas permeiam a mente de pessoas que não estão certas quanto a suas escolhas de graduação.

Quando situações assim acontecem, alguns alunos demoram a aceitar o fato de que não estão no caminho certo, outros até levam até o fim, mas sem aquele prazer pelo que se está fazendo. Tem quem se encontre somente depois de realmente atingir certa maturidade, e cada um tem o seu tempo.

Apesar de ser um momento crucial na jornada acadêmica e profissional, existem sinais e auxílios que podem ajudar nesse momento. Para começar, admitir que você pode estar no lugar errado pode ser o primeiro passo para uma grande mudança na sua vida.  Alguns sinais que podem indicar que você pode ter escolhido o curso de graduação errado. A falta de interesse pelas matérias, não ter vontade de exercer a profissão ou não saber ao certo o motivo de ter escolhido o curso, são sinais cheios de sentimentos e que indicam que você pode ter melhores opções.

Resolvida essa parte, entender que é perfeitamente normal mudar de curso até realmente se encontrar é fundamental para que não haja uma cobrança desnecessária. Além disso, é interessante ir experimentando ou estudando as possibilidades de possíveis opções. Com esses passos encaminhados e bem resolvidos, é super recomendado a procura de ajuda profissional nesse processo como forma de apoio.

Na Faculdade São Luís de França você tem as opções dos cursos de administração, direito, enfermagem, fisioterapia, gestão de recursos humanos, nutrição, pedagogia e psicologia que você pode conferir aqui mesmo no portal.

Além disso, a instituição oferece os serviços Centro de Apoio Pedagógico Psicossocial (CAPS) para alunos, docentes e também o público externo. Através deste núcleo os assistidos podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais. Para buscar o apoio que precisa, basta buscar atendimento online no CAPS através do e-mail: cap@fslf.edu.br.