MENU
Menu Principal

Glossário: Ao pé da letra!


às 15h24
Compartilhe:

A editoria Glossário desta semana vem traduzir alguns termos utilizados entre os profissionais de pedagogia. Com o objetivo de facilitar o entendimento de alunos ou interessados, separamos alguns termos com seus significados e aplicações:

Construtivismo – É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

Desenvolvimento cognitivo – Relaciona-se às funções ditas mentais superiores, como a memória, a associação, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, dentre outras.

Desenvolvimento pleno – Ao falar de desenvolvimento pleno, considera-se o desenvolvimento de aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.

Parentalidade – Derivado do inglês parenting, o conceito vem sendo utilizado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelo adulto de referência em seu papel de assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento pleno da criança, de modo a promover a sua integração social e torná-la progressivamente mais autônoma

Primeira infância – Período que abrange os primeiros seis anos completos, os primeiros 72 meses de vida da criança.

Primeiríssima infância – Fase que vai até os 3 anos de idade.

Lúdico – É um adjetivo masculino que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas.

Compartilhe: