Dicas para evitar dependência de disciplinas na faculdade

Final do período ou não, todo bom aluno que se preza se preocupa com as DPs no decorrer do curso. Por ter um ritmo de estudos bem diferente do que a maioria dos estudantes está habituada, alguns deles acabam caindo nas ciladas das DPs. Mas afinal o que são elas?

A nada mais é do que a dependência de uma disciplina. Ela acontece quando o aluno não atinge os critérios necessários para ser aprovado e precisa refazer a matéria para dar continuidade ao curso.

Então, o que fazer para fugir da DP e ter um bom desempenho na faculdade? A seguir, confira dicas simples que podem te ajudar a evitar a dependência de disciplinas na faculdade.

Faça resumo de aulas: não é novidade para nenhum estudante que fazer anotações da aula faz toda a diferença na absorção do assunto e também na hora de revisar o conteúdo. É comprovado que quando você escreve sobre determinado tema você tende a armazenar o conteúdo com maior facilidade e qualidade de informação.

Revise os conteúdos: não somente nas vésperas das provas, mas pelo menos uma vez por semana dedique um tempinho para revisar os conteúdos já vistos, ou pelo menos os que você sente maior dificuldade. Pode ter certeza que cada vez que você voltar para o assunto uma nova percepção do conteúdo vai ser gerada e, consequentemente, um maior domínio do assunto.

Participe de grupos de estudos: trocar idéias sobre o assunto com outras pessoas gera novas percepções, novos aprendizados, novas dúvidas, maior enfoque… Tenha em mente que quanto mais tempo e mais atividades você fizer relacionadas aos assuntos, maior será o seu rendimento. Sejam grupos de estudos físico ou virtuais, jogos, dinâmicas, tudo é válido, contanto que se tenha foco. E isso leva a última dica.

Tenha foco: estudar não é a mais agradável das tarefas, mas quando se há uma organização e disciplina fica mais leve. Ter foco nas aulas e até mesmo estudando sozinho fará toda diferença. Se esse ritmo for estabelecido, nenhuma DP vai tomar o seu tempo porque já existe uma rotina de estudos no seu dia a dia.