Alunos do curso de pedagogia da FSLF vão participar do ENADE

No próximo domingo, 14/11, será realizada mais uma prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na faculdade São Luís de França, 38 alunos concluintes do curso de pedagogia vão realizar o exame.

De acordo com a professora da instituição, Soane Menezes, o ENADE tem uma importância fundamental para a avaliação dos cursos de graduação de todo o país. “São avaliados, nesse exame, o conteúdo programático, as habilidades desenvolvidas e a competência adquirida pelos alunos ao longo da sua formação. Tudo isso compõe um indicador que determina a qualidade do curso, tornando evidente o conceito de curso e o Índice Geral de cursos da IES. As informações, geradas com a prova do ENADE tem também o objetivo de avaliar, de modo geral, o ensino superior no Brasil”, explicou.

A IES que recebe uma boa nota no Enade, os seus estudantes são beneficiados. Terá em seu histórico acadêmico o nome de uma instituição respeitada, o que refletirá de forma positiva em sua vida profissional.

Além disso, o ENADE é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior. Ele é um componente da avaliação que sozinho corresponde a cerca de 55% do Conceito Preliminar de Curso – uma das modalidades de avaliação do SINAES.

Ainda segundo Soane, o principal interessado no sucesso do exame, deve ser o próprio estudante. “É com o Enade, que o estudante tem a oportunidade de demonstrar as suas qualidades necessárias para o exercício profissional. O exame vai avaliar as habilidades e competências adquiridas no período de formação do estudante”, destacou.