MENU
Menu Principal

Conheças um pouco mais sobre os museus sergipanos


às 18h37
Compartilhe:

Museus são lugares importantes de valorização da nossa história. Aproveitar o tempo livre do final de semana para conhecer alguns desses espaços e vivenciar um pouco da nossa cultura pode ser uma boa opção para o fim de semana.

Para facilitar o acesso a esses locais, listamos algumas opções valiosas para quem deseja conhecer alguns museus sergipanos:

Museu da Gente Sergipana

O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda é o primeiro museu de multimídia interativo do norte e nordeste, sendo comparável ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu do Futebol, em São Paulo. É um museu totalmente tecnológico voltado para expor o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe, através de instalações interativas e exposições itinerantes.

Toda a história do prédio pode ser conhecida em painéis logo na entrada, agregando ainda mais valor ao museu.

Museu do Cangaço

Localizado no povoado de Alagadiço, no município de Frei Paulo, o Museu do Cangaço foi fundado por Antônio Porfírio, escritor e membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Contém um acervo de objetos relacionados ao cangaço, destacando-se pertences de Lampião, como punhais e armas, e objetos de Zé Baiano, cangaceiro ativo na região. Possui uma biblioteca com aproximadamente 10.000 volumes

Museu Afro-brasileiro de Sergipe

Localizado na cidade de Laranjeiras, foi inaugurado em 1976, é a mais antiga instituição museológica devotada à cultura afro-brasileira do país. Conserva um diversificado acervo de peças que remontam ao século XVII, relacionadas à diáspora africana e à escravidão no Brasil (instrumentos usados no trabalho forçado, objetos de tortura, utensílios do cotidiano dos cativos), à religiosidade afro-brasileira (elementos de cultos, objetos de terreiros, imaginária do candomblé), ao folclore e à cultura popular.

Museu de Arte Sacra de Laranjeiras

O museu foi criado por meio de um convênio entre a Arquidiocese de Aracaju, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras e a Secretaria de Estado da Cultura do governo de Sergipe, com o objetivo de preservar e salvaguardar o acervo sacro das igrejas localizadas na região do Vale do Cotinguiba. Sua primeira sede foi a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos. Em 1995, foi transferido para um casarão do início do século XX, que pertencera à família de Lafayet Pimentel de Barros Franco. O acervo é composto por aproximadamente 500 peças, entre imagens, pinturas, mobiliários, alfaias, porcelanas e documentos.

Museu Histórico de Sergipe

O Museu Histórico de Sergipe encontra-se instalado no antigo Palácio Provincial, erguido no século XVIII, parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, tombado como patrimônio mundial pela UNESCO. Conserva um acervo de aproximadamente 5.000 peças, abrangendo objetos e documentos relativos à história de São Cristóvão, do Brasil e de Sergipe.

Museu de Arqueologia de Xingó

O Museu de Arqueologia de Xingó surgiu como fruto de um projeto de pesquisa e preservação do patrimônio arqueológico do Baixo São Francisco, realizado em parceria com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, e desenvolvido entre 1988 e 1997. É equipado com laboratórios de pesquisa arqueológica, reserva técnica, sítio-escola e uma unidade de exposições. Conserva um vasto acervo arqueológico, composto por mais de 50.000 peças, abarcando artefatos e evidências da presença humana na região do Baixo São Francisco com mais de 9.000 anos de idade.

Compartilhe: