Com certeza você já deve ter ouvido falar que o profissional que terá mais destaque será aquele que reunir um conjunto de competências e habilidades importantes para o mercado de trabalho, sendo capaz de superar crises e influenciar positivamente no sucesso do negócio.
Para entender melhor como essas características podem nos ajudar no dia a dia da nossa profissão, o primeiro passo é entender a diferença. Apesar de muita gente pensar que os dois termos têm o mesmo significado, há diferenças.
As competências são aqueles conhecimentos que podemos aprender e desenvolver durante a vida, como em cursos, treinamentos, trabalhos etc. Já as habilidades são qualidades que uma pessoa têm, que a auxiliam a realizar determinada ação.
Sabendo diferenciar as características fica claro a importância delas para melhorar nosso desempenho nas atividades de trabalho e estudos, por isso, separamos algumas dicas de como identificar nossas principais habilidades:
– Pergunte-se quais seus pontos fortes: para refletir sobre as suas qualidades. Se você não consegue identificar alguma peça para algum amigo, conhecidos ou familiares descreverem o que mais gostam no seu jeito de ser e o que te faz tão diferente da maioria.
– Preste atenção em pequenos sucessos: fique atento aos pequenos elogios que recebe das ações e atividades realizadas no seu dia a dia. Às vezes, por serem coisas sem grande importância, nós não prestamos atenção e deixamos que essas informações se percam no ar. As suas habilidades podem estar exatamente nesses pontos.
– Faça coisas diferentes: pense em coisas que poderia gostar de fazer e se arrisque. Além de fazer muito bem para o cérebro, você terá mais chances de encontrar aquilo em que pode ser um destaque.
– Não se preocupe com a opinião dos outros: não se prenda muito a opiniões alheias, afinal de contas, muitos negócios que no início eram desacreditados acabaram dando certo. Acredite nas suas ideias e no seu potencial!