MENU
Menu Principal

Saúde do homem: professor da FSLF fala sobre a importância da Campanha Novembro Azul


às 20h56
Compartilhe:

A campanha Novembro Azul é recente, sendo iniciada no ano de 2011 aqui no Brasil. A campanha visa sensibilizar os homens sobre o combate ao câncer de próstata. A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, responsável por secretar um fluido com compõe sêmen, especialmente importante para a saúde reprodutiva do homem.

De acordo com o professor do curso de enfermagem da Faculdade São Luís de França, Lucas Souza, a doença é a principal causa de câncer entre os homens e responsável por milhares de mortes anualmente. “O trabalho de prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais, pois quanto mais cedo for diagnosticado o câncer o tratamento tende a ser mais efetivo e maiores as chances de cura e recuperação do paciente. Assim como outras doenças, os cânceres são considerados doenças multifatoriais, onde seu surgimento está relacionado a diversos fatores como, por exemplo, questões biológicas do organismo do paciente ou questões ambientais e comportamentais”, explicou.

Ainda segundo o professor, apesar da campanha ser focada no combate ao câncer de próstata, sua verdadeira importância é não se limitar apenas a essa doença em específico, mas sim criar uma campanha que desenvolva uma sensibilização mais completa dos homens acerca de sua saúde.

“Historicamente os homens têm uma maior tendência ao não optar por cuidados básicos de saúde, como consultas e exames regulares. Normalmente a figura do homem nos serviços de saúde está ligada a doenças em estágios mais avançados e de difícil controle. De uma maneira mais tradicional, a visão patriarcal da sociedade, com a imagem do homem como um ser mais firme, que precisa sair para trabalhar e que não pode deixar de cumprir “com suas obrigações” tem sido relacionado a maior aparecimento de algumas doenças no sexo masculino quando comparadas a pessoas do sexo feminino”, ressaltou.

Barreiras

Alguns motivos têm sido apontados como as principais causas dos homens buscarem menos os serviços de saúde ligados aos cuidados básicos, especialmente barreiras socioculturais. Apesar de inúmeros avanços no entendimento e mudanças sociais, os homens ainda são reconhecidos e tratados como os provedores do lar, que não podem demonstrar fragilidade ou mesmo disponibilizar parte do seu tempo para ser gasto com cuidados pessoais e de saúde.

“De maneira complementar, outro ponto importante é o preconceito contra alguns procedimentos de saúde, como por exemplo, o próprio exame de toque retal para avaliação da próstata. Muitos homens se recusam a fazer esse exame que é simples e contribui fundamentalmente no diagnóstico e prevenção do câncer prostático. A ideia de que sua masculinidade poderá ser afetada por um simples exame impede que muitos diagnósticos sejam alcançados de maneira hábil e efetivo no controle do câncer de próstata”, relatou o professor.

Para Lucas, as campanhas do Novembro Azul, com foco especial na conscientização acerca do câncer de próstata, mas indo além disso, são fundamentais para uma melhoria do contexto social geral, fazendo com que os homens superem a barreira histórica em reconhecer suas necessidades de cuidados em saúde, ganhando melhores condições de vida para si e seus familiares.

Em todo o Brasil, a expectativa é de que mais de 65 mil casos sejam diagnosticados durante este ano. Por isso, o rastreamento anual é indicado a todos os homens a partir dos 50 anos de idade, por meio do exame de toque retal e da dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Compartilhe: