Cinco livros que todo estudante de Pedagogia deveria ler

Estar em contato diário com a educação em suas diversas formas é um trabalho contínuo. O profissional de pedagogia vai trabalhar em um campo interdisciplinar, o que exige dele uma bagagem extremamente diversificada.

Para os estudantes dessa área que desejam sempre estar atualizados e à frente, separamos cinco sugestões de leituras que vão enriquecer bastante essa bagagem e trazer novas referências para circunstâncias futuras.

Quando Ninguém Educa

Escrito por Ronai Rocha, Quando Ninguém Educa busca responder uma pergunta visceral dos profissionais da área de educação: quais as causas do baixo nível educacional no Brasil?

Para isso, ele traz problemas recorrentes como desempenho aquém do esperado em exames, repetição de grau, analfabetismo funcional e evasão escolar que impedem os jovens de se formar e ter acesso ao ensino superior no país.

As Cem Linguagens da Criança

Já em As Cem Linguagens da Criança, por sua vez, é abordada a cidade de Reggio Emilia, na Itália, como estudo de caso. A obra se concentra em destrinchar os segredos que fazem desse pequeno local uma referência no ensino europeu.

Para isso, os autores abordam o impacto da mudança de perspectiva da aprendizagem. Isto é, como a relação aluno-professor foi reformulada para dar espaço ao protagonismo estudantil no qual as crianças se engajam no ambiente da escolar e estão em constante desenvolvimento dos raciocínios lógico e crítico.

O Trabalho Docente: Avaliação, Valorização, Controvérsias

Escrito por Bernardete Gatti, o livro O Trabalho Docente: Avaliação, Valorização, Controvérsias traz como o foco do seu conteúdo não o aluno, mas sim o profissional da educação.

Em suas mais de 200 páginas são levantados pontos importantes da docência, em especial as práticas psicológicas e sociais adotadas no projeto pedagógico do ensino nacional.

Ambas as áreas de atuação servem como pontapé inicial para uma série de questionamentos que envolvem desde o trabalho que é desenvolvido com crianças até o valor que essas possuem (e representam) para a sociedade.

Pedagogia da Autonomia

Escrito por Paulo Freire, o livro Pedagogia da Autonomia não poderia faltar nesta lista. Nessa obra, o autor dialoga com o estudante de Pedagogia sobre a estrutura de ensino atual que, para ele, defasa o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes ao centralizar o conhecimento e a informação apenas no professor.

Em paralelo ao debate que propõe, Freire defende a democratização da aprendizagem por meio da valorização cultural e dos diálogos fomentados por quem leciona nas instituições de todo o país.

Novos Rumos para a Educação

Por fim, em Novos Rumos para a Educação, o educador Huberto Rohden retrata quais práticas pedagógicas podem ser abordadas no âmbito educacional para revitalizar o modelo de ensino tradicional que, em sua visão, não promove mais o engajamento dos alunos. Como resultado, não há autorrealização nem motivação no processo de aprendizagem, e os alunos não absorvem aquilo que aprendem em sala de aula.

Como resposta a esse quadro, ele apresenta, por exemplo, o papel que o educador deve assumir nesse processo para fomentar o conhecimento ao nível individual, de acordo com as limitações e interesses de cada estudante, e ao nível coletivo, quando há o debate e a troca de informações que ajudam a moldar o pensamento crítico.

Gostou das nossas sugestões de títulos que todo estudante de Pedagogia deve ler? Aproveite e coloque na sua lista. Boa leitura!