Alunaço: Aluna da FSLF fala sobre sua trajetória

Optar por seguir um sonho ou alcançar objetivos muitas das vezes exige muitos sacrifícios. Vários alunos e pessoas são colocados à prova diariamente, e, para alguns, esses contratempos são apenas combustível para seguir em frente. É o caso da Silvânia Lopes Rodrigues, estudante do 7° período de Pedagogia aqui na FSLF.

Silvânia é um modelo de aluno muito comum em toda faculdade. Jovem, do interior, cheia de expectativas e que, para alcançar seus objetivos, precisou deixar para trás, mesmo que momentaneamente, sua cidade Natal, grande parte dos seus familiares e amigos e uma rotina estável na sua zona de conforto.

Decidir o seu curso foi o resultado da paixão e da praticidade. Além de se realizar pessoalmente com a graduação, a rápida inserção no mercado de trabalho foi um dos argumentos que pesaram na escolha. Para ela o ofício carrega uma missão muito sensível de responsabilidade para com a sociedade. “Eu, como futura pedagoga, acredito que o meu papel é de formar cidadãos mais responsáveis e justos desde o início da escolaridade, sempre a favor de uma sociedade mais justa, harmônica, equilibrada”, afirma.

No início da graduação Silvânia, que antes morava sozinha com sua mãe, por questões de logística, saiu da sua cidade natal, Itabaianinha, para residir em General Maynard, que apesar de também ser interior fica mais próximo da capital e consequentemente da faculdade. Sua nova cidade de residência, antes da pandemia quando as aulas ainda eram presenciais, oferecia apenas um transporte para os estudantes, o que influenciava na chegada até o seu destino e resultava em atrasos ao longo da graduação. Mas, segundo ela, os professores sempre foram muito compreensíveis quanto a isso.

Além das dificuldades de percurso, ela acrescenta: “Além de chegar atrasada na faculdade, chegava todos os dias às 00h00min em casa, e quando chegava precisava fazer trabalhos da faculdade dormia pouco, pois tinha que acordar cedo pra estagiar… Eu aprendi durante todo curso a lidar com as dificuldades, pois sei que contribuiu para o meu amadurecimento”.

Embora as dificuldades tenham existido, Silvânia sempre seguiu em frente, e quase concluindo uma etapa muito importante da sua vida ela é grata por ter se encontrado no caminho que decidiu trilhar.

“Seguir um sonho não é uma escolha fácil, mas com muita persistência, coragem e vontade a gente consegue. Agradeço a FSLF, porque além de ser uma instituição com boas avaliações, é também muito acolhedora, me acolheu desde a primeira vez que entrei na faculdade, e esse foi um dos motivos que me fez permanecer”, concluiu.