Professora da FSLF fala da importância do educador na saúde psicológica das crianças

A relação de um professor com uma criança, na maioria das vezes, não vai estar associada somente à sala de aula. O papel de um professor se torna ainda mais efetivo quando ele, além de ensinar, desenvolve com o seu aluno uma relação de amizade.

A professora de psicologia, Marcela Teti, explica que na maioria dos casos, o educador se torna um orientador, uma personagem externa que auxilia mães e pais a respeito de como conduzir a vida. O professor passa a assumir um papel que onde lida com a criança em todas as esferas da sua vida, e como reflexo acaba por exercer uma influência na vida dela.

“Para muitas crianças o educador é um herói. A respeito das coisas certas da vida, de como falar direito, de como fazer as continhas, a tia ou o tio sabem mais. Assim, muitas vezes, o Educador é uma inspiração”, afirma Marcela.

Não é por acaso que todo mundo tem um ou mais professores da sua infância que é recordado como um símbolo motivador seja influenciando na carreira ou somente como alguém que encorajou a criança a seguir firme no seu progresso.

Em casos onde crianças enfrentam realidades mais complicadas essa influência acaba sendo ainda mais forte. Devido às dificuldades do cotidiano em casa, os pais, na maioria das vezes, não conseguem dar esse apoio aos filhos da forma devida e são esses professores quem, de alguma forma, exerce essa função durante uma fase na vida da criança.

“Para muitos alunos com poucas perspectivas de vida, professores funcionam como um exemplo a ser seguido. São eles que abrem horizontes e tornam a vida mais ampla, diferente e porque não, apta a maiores realizações”, explica a professora.

Os professores podem e devem influenciar positivamente nas escolhas mais saudáveis dos alunos, pelo menos no que diz respeito a sua jornada acadêmica. Dessa maneira se cria uma garantia maior na formação de mais cidadãos e profissionais na sociedade.