Possibilidades de atuação para quem faz faculdade de Pedagogia

Se você tem interesse no curso de Pedagogia ou já está cursando, mas não sabe se realmente quer trabalhar na sala de aula, saiba que existem possibilidades de atuação dentro da área. Alfabetização de crianças pode ser o cargo chefe para a maioria das pessoas que optam pelo curso, no entanto, é possível encontrar outras áreas da Pedagogia que podem agregar muitos conhecimentos.

Tendo em mente que o curso de Pedagogia forma profissionais multidisciplinares já afasta a limitação de que um profissional da área terá que se limitar a sala de aula. Apesar de seu ofício estar totalmente ligado a transmissão de conhecimento, independente de qual nicho de atuação ele desempenhe o seu papel, existem possibilidades dentro das principais áreas de atuação da Pedagogia para atuar depois de formado. Confira:

1. Ensino

O curso de Pedagogia forma profissionais multidisciplinares, capazes de atuarem no processo de ensino aprendizagem. A partir de então, são responsáveis pela alfabetização de crianças, jovens e adultos.

2. Gestão escolar

A direção, coordenação ou supervisão escolar são possibilidades para as pessoas que se formam em Pedagogia. Além de ser o responsável legal e administrativo, esse profissional tem o objetivo de atuar em conjunto ao corpo de professores da escola, coordenando as práticas pedagógicas.

É uma área muito cobiçada por quem faz Pedagogia, principalmente pela possibilidade de uma boa remuneração. Além disso, existe outro lugar para o profissional formado em Pedagogia: o da orientação educacional. Nesse segmento, é encarregado por auxiliar o desenvolvimento pessoal dos estudantes, proporcionando a base para a sua formação como cidadão.

3. Pedagogia Empresarial

O objetivo principal d o pedagogo nas empresas é causar mudanças comportamentais e reconstruir conceitos básicos positivos, como empatia, criatividade e trabalho em equipe, usando métodos pedagógicos para desenvolver profissional e pessoalmente os colaboradores.

Além disso, o profissional capacita e treina os colaboradores, propondo ações e atividades para o seu desenvolvimento pessoal. Isso inclui adotar várias metodologias de aprendizado.

4. Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar leva a aprendizagem e o ensino a adolescentes e crianças impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O principal objetivo é a garantia de que eles não sejam prejudicados nos estudos. A prática ocorre por meio de várias atividades recreativas e lúdicas, como pinturas, desenhos, dramatização, jogos, brincadeiras e histórias.

O profissional também usa a neuropsicopedagogia, uma ciência interdisciplinar que utiliza conhecimentos de mais de uma área, como Neurociências, Psicologia e Pedagogia.

5. Projetos sociais

Nesse campo de atuação, o profissional de Pedagogia trabalha junto às organizações não governamentais (ONGs) que desenvolvem atividades educativas. Desenvolver e coordenar projetos sociais, elaborar metodologias de ensino e orientar outros educadores é uma das funções do pedagogo nesses ambientes não formais.

Quer saber mais sobre a nossa faculdade de Pedagogia? Acesse o https://www.fslf.edu.br/pedagogia e saiba mais sobre o curso.