ENEM: confira dicas do que fazer na véspera da prova

Milhares de estudantes concluir no domingo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que este ano foi dividido em dois finais de semana. Mas diante da proximidade das provas fica a dúvida entre os alunos. O que fazer? Estudar ainda mais ou aproveitar para descansar um pouco a cabeça e relaxar?

Essa é uma dúvida comum e o conselho de grande parte dos professores é: desacelere! Não pegue conteúdo complexos na véspera da prova, o recomendado é confiar no que aprendeu até agora e não tentar memorizar novos temas. Use esse dia para relaxar e ter alguns cuidados com a sua saúde física e mental. Além disso, é importante aproveitar para se organizar.

Veja algumas dicas para driblar a ansiedade pré Enem:

1 – Capriche na alimentação – prefira uma dieta leve e saudável na véspera do Enem. Principalmente no jantar, coma carnes magras grelhadas, saladas, grãos e frutas. Evite frituras e comidas gordurosas e pesadas. A hidratação também é muito importante. Evite café, refrigerantes e energéticos à noite, pois são bebidas estimulantes e podem atrapalhar seu descanso.

2 – Saia de casa e tome ar puro– escolha uma atividade que te ajude a desestressar e pratique. Pode ser uma ida ao cinema, uma corrida, um momento de meditação, uma caminhada na natureza, enfim, escolha uma atividade que dê prazer e ajude a relaxar.

3 – Planeje o trajeto até o local da prova – todo ano acompanhamos centenas de alunos que se atrasam e acabam perdendo a prova, a cena é triste e temida por inúmeros estudantes, por isso, na véspera do Enem, confira o endereço e o trajeto no Google Maps, descubra que ônibus ou metrô vai ter que pegar, ou combine uma.

Nem é preciso dizer para sair de casa mais cedo, pois o trânsito pode estar complicado nas imediações do local.

4 – Durma cedo – nada de balada e a saída com os amigos para depois da prova. Seu bom desempenho no exame será um bom motivo para comemorar. Na véspera, tenha uma boa noite de sono, isso será essencial para que seu cérebro relaxe.

5 – Organize seus pertences – faça um checklist do que precisa ter em mãos no dia da prova. Prepare tudo no dia anterior e já deixe na mochila: documento de identificação original com foto; caneta preta com corpo transparente; cartão de confirmação do Enem, e lanches.

6 – Positividade no pensamento – não permita que pensamentos negativos tomem conta de sua mente. É importante manter a confiança e acreditar na sua capacidade. Uma atitude positiva colocará você em situação de vantagem