MENU
Menu Principal

Eleve a sua produtividade com a técnica pomodoro


às 19h52
Compartilhe:

Manter o foco, seja para estudar ou para trabalhar, tem sido uma tarefa cada vez mais difícil, principalmente para quem faz isso em casa. Mas você sabia que existe uma técnica que pode te ajudar no seu autocontrole e gestão de tempo?

A Técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980. Ela recebe esse nome porque seu idealizador utilizava um cronômetro em formato de tomate, que em italiano significa pomodoro. É basicamente em uma metodologia de gerenciamento de tempo que encoraja as pessoas a trabalhar com o tempo que elas têm disponível para determinada atividade.

Para começar a técnica, você precisará ter ao seu lado um despertador ou cronômetro e um papel para anotações. Vai funcionar da seguinte maneira: um cronômetro é utilizado para dividir seu dia de trabalho em pedaços de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos. Assim, a cada quatro pedaços de 25 minutos, é feita uma pausa maior de 20 a 30 minutos.

Lembre-se de ter próximo um papel para anotar se algo te chamou a atenção. Caso você seja interrompido porque sentiu fome ou seus pensamentos fugiram do foco, anote. Caso alguém te chame ou o telefone toque, também faça a anotação. Assim, você saberá quantas vezes foi interrompido, como isso interferiu no seu trabalho e quais são os pontos que mais te tiram a atenção. Ter consciência disso te ajudará a melhorar posteriormente.

O segredo da técnica está na ideia de que pausas frequentes podem intensificar a agilidade mental. Dessa forma, o temporizador impõe certo senso de urgência.

Além disso, as pausas forçadas ajudam a evitar aquele esgotamento que muitas pessoas sentem no final do expediente. O cronômetro te força a levantar, respirar e depois voltar ao trabalho.

Compartilhe: