MENU
Menu Principal

RH 4.0: entenda as mudanças que ele irá provocar no segmento


às 12h41
Compartilhe:

Com o avanço das tecnologias, empresas de todo o mundo precisam cada vez mais se atualizar para se manterem ativas no mercado corporativo e continuar avançando para o sucesso. A digitalização impactou todas as organizações. Seja em maior, seja em menor grau, fato é que todas as empresas precisam se atualizar em relação à transformação tecnológica para não se tornarem obsoletas.

Com a indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, que nada mais é do que a união dos sistemas digitais e físicos, não ficou dúvidas que essas transformações alcançaram o setor de recursos humanos, surgindo assim o RH 4.0.

Por isso, os profissionais desse setor têm de se atualizar para compreender melhor as demandas da companhia. A fim de recrutar e selecionar times de alto desempenho. Ou seja, para se tornar um RH 4.0. O setor precisa utilizar as novas tecnologias, a fim de manter-se competitivo e estratégico no mercado.

Tendências do RH 4.0

Mudança do foco para a gestão de pessoas

Em vez de apenas administrar os aspectos básicos do controle de pessoal, o RH 4.0 tem um papel cada vez maior no sentido de atrair e reter talentos estratégicos.

Adaptação em relação ao contexto de trabalho remoto

Com a necessidade cada vez menor de o funcionário estar fisicamente na empresa, torna-se necessário aos departamentos de RH 4.0 que consigam realizar um acompanhamento dos funcionários através de ferramentas digitais, isso no sentido de garantir que o colaborador sinta-se parte da empresa, mostrando-se disponível para atender suas necessidades e mantendo um canal de comunicação permanente.

Transformação no processo de recrutamento

O recrutamento onde uma equipe faz análise individual de milhares de currículos é coisa do passado. O RH 4.0 propõe a procura por habilidades específicas e experiências desejadas através de uma busca digital em uma base de dados com milhares de potenciais candidatos.

Mudança na forma como as entrevistas são feitas

Entrevistas feitas por plataformas de vídeo pela internet podem tornar o processo mais eficiente, prática e rápida. Sem mencionar o fato da participação de mais pessoas assistindo a entrevista remota, o que permite uma análise do candidato ainda mais completa.

Se interessou pelo conteúdo? Não deixe de conferir a opção de curso no https://www.fslf.edu.br/gestao-de-recursos-humanos.

Compartilhe: