Confira algumas dicas para economizar no final de ano

O mês de dezembro é muito esperado por muita gente por ser um período festivo, mas junto com ele chegam muitas despesas. Férias escolares, junto com as festas de fim de ano, trazem gastos com presentes, viagens e festas. Além disso, no início do ano seguinte vêm os gastos com matrículas, material escolar, uniformes, IPTU e IPVA.

Para não começar o ano no vermelho ou com dívidas acumuladas, é preciso fazer um planejamento financeiro. Veja algumas dicas para que você possa se preparar e controlar melhor as despesas:

1 – Na hora de festejar não fuja do orçamento – estabeleça um teto máximo para gastar com as festividades de Natal e Réveillon, sempre se preocupando para não ultrapassar esse valor. Faça também uma lista das pessoas que você quer e precisa presentear. Assim, você saberá exatamente quanto poderá gastar com cada presente. Se puder, deixe o cartão de crédito em casa! Compre só o que o seu dinheiro permitir.

2 – Deixe a viagem de férias para depois – quem puder, é claro, deixe a tão esperada viagem de férias para depois do verão . Nesse período de alta temporada tudo fica mais caro, passagens, hotéis, passeios, etc.

3 – Segure o impulso – nesse período o trabalhador recebe o 13º salário, mas antes de sair gastando, prefira quitar dívidas ou então guardar para as despesas que estão por vir. Na tentativa de fazer Natal e Ano Novo inesquecíveis, muita gente acaba gastando mais do que deveria, seja com presentes ou na organização das festas.

4- Amigo oculto – nada de querer impressionar na hora do presente do amigo oculto, até porque, muitas vezes somos chamados para mais de um. Sugira presentes simbólicos ou com um limite de preço, afinal todo mundo precisa economizar!

5 – Evite crianças nas compras – se puder, deixe as crianças em casa na hora das compras. Mas se não tiver jeito, aproveite o momento para dar uma boa lição de educação financeira e autocontrole.