Perdi uma matéria na faculdade e agora?

Reta final do período e bate aquela insegurança sobre as notas e se elas serão suficientes para passar na disciplina e você não cair na DP, ou seja, na Dependência da Disciplina. Mas calma, a situação é bastante comum e não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Diferentes motivos podem levar o aluno a uma DP, como dificuldade no conteúdo, excesso de faltas, falta de dedicação, entre outros.

A dependência de matéria funciona da seguinte forma, o aluno não aprovado na disciplina deve se matricular novamente nela no semestre seguinte ou assim que possível. A sua grade vai conter as matérias do período atual e aquela na qual não alcançou a média esperada. Caso o semestre possua uma disciplina que tenha como pré-requisito aquela que ficou em DP, o estudante precisará realizar primeiro a matéria que foi reprovado e, no semestre seguinte, realizar a disciplina com pré-requisito.

Apesar de atrasar um pouco a grade, o estudante não deve se desesperar. Primeiramente, é importante realizar uma auto-avaliação e entender os motivos que o levaram à DP, pois assim é possível identificar os pontos fracos e criar estratégias para superá-los.