MENU
Menu Principal

Fisiatria e Fisioterapia, qual a diferença?


às 19h00
Compartilhe:

Você já ouviu falar em médico fisiatria? Sabe qual a diferença na sua atuação para a de um fisioterapeuta? Fisiatras e fisioterapeutas tratam pacientes com os mesmos tipos de condições. No entanto, fisiatras são médicos que concluíram o curso de medicina e mais quatro anos de treinamento em residência.

Além da formação, suas responsabilidades também são distintas, confira a seguir:

Fisiatria

O Fisiatra é responsável pelo diagnóstico e acompanhamento do paciente, seja em casos mais simples, como uma dor nas costas, ou em um quadro grave, como um acidente vascular cerebral que deixa sequelas. Ou seja, ele vai trabalhar especificamente com um problema já existente, atuando no processo de reabilitação medicando, solicitando e prescrevendo tratamentos específicos.

Dentro de uma equipe multidisciplinar, o fisiatra agirá em conjunto com outros profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, etc.

Fisioterapeuta

Já o fisioterapeuta irá atuar no tratamento e prevenção de doenças e lesões. No processo de reabilitação, o fisioterapeuta irá avaliar fazer o diagnóstico fisioterapêutico e tratar a capacidade funcional do indivíduo, ou seja, o impacto que uma determinada condição gera no dia a dia da pessoa.

O fisioterapeuta pode, inclusive, atuar em diversas áreas como Saúde Coletiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Neurológica, Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Preventiva, dentre outras.

Agora que você já sabe as diferenças, acesse o https://www.fslf.edu.br/fisioterapia para saber mais sobre o curso de fisioterapia da FSLF. 

Compartilhe: