MENU
Menu Principal

Retrospectiva 2021 da Faculdade São Luís de França


às 11h22
Compartilhe:

Final de mais um ano, momento para parar e refletir o que foi feito ao longo dos últimos 12 meses e se preparar para mais um ano de batalhas e ressignificação. Também é hora de relembrar as conquistas, o trabalho realizado ao longo de 2021, e por isso, preparamos uma retrospectiva de todas as ações realizadas pela equipe da Faculdade São Luís de França, como uma forma de reafirmar o compromisso de colocar em prática a nossa missão de inspirar pessoas a ampliar horizontes por meio de uma educação de qualidade e humanizada. 

– Qualidade confirmada

No primeiro semestre, o posicionamento educacional da instituição pôde ser observado nos dados divulgados ao final de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). Os indicadores de qualidade pelo Índice Geral de Cursos (IGC) operam em uma escala de 1 a 5, e a Faculdade São Luís de França obteve nota 4, um resultado que a comunidade acadêmica comemora.


Em Sergipe, nenhuma instituição alcançou a nota máxima. Das 15 avaliadas, 11 obtiveram nota 3, três obtiveram nota 4 e apenas uma ficou com o patamar 2. O cálculo para chegar ao IGC leva em conta a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova aplicada ao término do curso. Também foi considerada a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós).

– Empregabilidade

Um perfil da instituição é preparar o aluno para o mercado de trabalho, por isso, dentro da instituição, há um núcleo que prepara para estágios e oportunidades de emprego desde o 1º período, o São Luís Carreiras. Trabalho que refletiu no processo seletivo para o Programa de Estágio 2021 da Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura de Sergipe (Seduc), onde a São Luís conseguiu emplacar 135 estudantes. Os cursos com mais aprovados foram os de Nutrição (43% de alunos elegíveis), Letras (39%) e Pedagogia (32%). Alunos dos cursos de Administração, Direito, Enfermagem e Psicologia também foram contemplados com as vagas.

 – Preocupação social

Além da preocupação com a qualidade de ensino, a FSLF também tem um olhar para a comunidade, realizando projetos e com iniciativas que beneficiam a sociedade, dentro e fora do ambiente acadêmico. Um dos exemplos é a Plataforma Aprenda Mais, um projeto anual desenvolvido pela instituição que ocorre sempre nos meses de janeiro e julho, que oferece cursos gratuitos com temáticas de interesse real para a sociedade.

Outro exemplo de iniciativa voltada para o social e o Centro de Apoio Pedagógico Psicossocial (CAPS), que surgiu com o objetivo de agregar valor e melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem parte da instituição e do seu entorno, no local as pessoas podem ter acompanhamento e orientação, além de compartilhar suas dificuldades de aprendizado e problemas pessoais.

 – Reconhecimento

O projeto Acadêmico Sangue Bom foi reconhecido e a FSLF recebeu esse reconhecimento por parte do Hemose, que no mês de novembro homenageia parceiros atuantes na captação de doadores. O projeto nasceu de uma ideia criada pelos alunos de Administração e Recursos Humanos e logo em seguida foi abraçada por toda instituição que em todas as edições marca presença promovendo uma campanha para a doação de sangue coletiva dos alunos.

Outro reconhecimento importante foi a premiação do projeto ‘Consultoria em Empregabilidade’ desenvolvido por alunos da FSLF, que ficou em segundo lugar pelo Sebrae na categoria Ensino Superior no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O projeto faz parte da disciplina Gestão de Pessoas/Recrutamento e Seleção e nele os alunos são capacitados em consultoria de RH e empregabilidade

O trabalho é itinerante e a cada semestre atende uma comunidade diferente. O Projeto consiste em levar informações para jovens que queiram ampliar sua empregabilidade, receber dicas de como se portar em uma entrevista de emprego e aprender a elaborar um currículo assertivo. Para os que têm interesse em abrir um negócio, tem a possibilidade de tirar dúvidas do MEI e dicas de plano de negócios.

– Mostras e Projetos

Ao longo de 2021 os alunos da FSLF suaram a camisa diante de diversos eventos acadêmicos e oportunidades de potencializarem o conteúdo ministrado em sala de aula. Tivemos as semanas acadêmicas dos cursos de Administração, Psicologia, Fisioterapia e Direito, Mostras Científicas, Projeto Integrador, Ligas acadêmicas, e vários outros trabalhos que exigiram o comprometimento de alunos e professores da instituição.

– Inclusão

Ao longo do ano a FSLF se preocupou em discutir com a comunidade acadêmica e com o público externo sobre os mais variados assuntos. Tudo que foi relevante e atual foi debatido através das inúmeras lives realizadas ao longo do ano. Temas sobre inclusão racial, economia, cultura, mercado de trabalho, entre outros, foram discutidos entre professores e convidados.

No mês em que se comemorou a Consciência Negra, foi realizada a sexta edição do Vozes Negras, evento que já é marca registrada da Faculdade e se tornou um espaço para se discutir ações e conscientizar sobre o combate do racismo.

Outro espaço importante de discussão proporcionado pela instituição foi o projeto “Quintas Pedagógicas”, que realizou cinco lives com o objetivo de discutir temas de cunho educacional, social e cultural presentes em nossa sociedade e que devem ser pensados a partir das vozes de sujeitos diversos que buscam soluções conjuntas para o que nos separa. 

– Acolhimento

Uma marca da FSLF é o acolhimento, estar presente e disponível para seus alunos nos momentos mais marcantes da vida acadêmica. Uma ação muito importante no ano de 2021 e que deixou claro esse perfil da instituição foi o suporte aos 38 estudantes de pedagogia no dia da prova do Enade. A experiência, que para alguns poderia ser de tensão, acabou se transformando em um momento de acolhimento e muito incentivo.

Compartilhe: