MENU
Menu Principal

Enfermagem do futuro: saiba as novas características que representam esse modelo


às 14h18
Medical technology concept.
Medical technology concept.
Compartilhe:

As ciências aplicadas possibilitaram o advento de máquinas e equipamentos que substituíram ou minimizaram a necessidade da força humana física. A história da tecnologia na área da saúde começou com a revolução industrial através de novas tecnologias em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Profissionais altamente treinados e instruídos são, com certeza, os principais requisitos da Enfermagem do futuro, mas que já é um diferencial hoje. Isso acontece, pois, à medida que as necessidades de saúde da população mudam, também muda o escopo das atribuições desses profissionais.

Embora a transição às vezes seja difícil, o objetivo final é apoiar os demais profissionais de saúde e melhorar o nível de atendimento que eles prestam. Confira as novas características que representam a enfermagem do futuro:

·         Maior qualificação

Por muito tempo, foi comum que profissionais trabalhassem na área da Enfermagem sem um alto nível de qualificação. Agora, a tendência é que os trabalhadores do ramo estejam cada vez mais qualificados e preparados para os desafios profissionais na área. Os cursos de ensino superior, por exemplo, estão ampliando a sua grade de matérias, incluindo disciplinas como Anatomia e Biomedicina.

·         Diversificação das funções

Os profissionais que se identificam com a área da Enfermagem terão uma maior gama de funções a serem desempenhadas. Dessa forma, ainda que o objetivo final do trabalho continue sendo proporcionar bem-estar aos pacientes, a contribuição para ele poderá se dar por meio da atuação em atividades diversificadas, como o gerenciamento de processos e a gestão de pessoas/equipes.

·         Maior presença da tecnologia

A tecnologia se destaca progressivamente nas rotinas contempladas pela Enfermagem. Está presente por meio de softwares, exames/prontuários digitalizados, assistência por videoconferência e equipamentos capazes de realizar diagnósticos de maior precisão. Dessa forma, é inevitável uma constante capacitação ou qualificação para lidar com todas essas inovações.

·         Crescimento do home care

Essa é uma tendência que não para de crescer. Muitos planos de saúde e espaços clínicos particulares já oferecem aos pacientes atendimento em casa. Sendo assim, o enfermeiro vai até o paciente para realizar procedimentos básicos ou acompanhar tratamentos. Em casos mais delicados, há o acompanhamento de um médico.

Se interessou pela área? Não deixe de conferir a opção de curso no site https://www.fslf.edu.br/enfermagem.

Compartilhe: