Qual profissão escolher? Veja algumas dicas na hora de tomar essa decisão

Para alcançar um bom nível de segurança no momento de decidir qual profissão seguir é preciso estar consciente do processo de escolha. Não existem fórmulas ou métodos que garantem que você não vai se arrepender no futuro de alguma decisão que esteja prestes a fazer, afinal você está em permanente construção, assimilando novas ideais, desenvolvendo novos interesses, etc., e, ocasionalmente, sua escolha profissional de hoje pode não ser mais a mesma do seu eu de amanhã.

Estar consciente do processo de escolha é saber que decidir-se por uma profissão significa abrir mão de infinitas outras, por isso é importante definir quais são as características de curso e trabalho que são imprescindíveis para você e visualizá-las sendo contempladas na sua decisão. Confira algumas dicas para facilitar essa busca:

·         Identifique seus interesses

É importante saber o que atrai a sua atenção, quais são seus interesses. Por exemplo, você gosta de fazer cálculos, mas detesta ciências? Você prefere ter contato com pessoas ou isso esgota suas energias?

·         Conheça suas habilidades

Suas habilidades ajudam a descobrir algumas profissões em que você teria mais facilidade de atuar. Obviamente que ser bom em matemática não condena ninguém a passar a vida fazendo contas. A escolha é sua, mas ter habilidade para fazer alguma coisa facilita o caminho.

·         Informe-se sobre as profissões e carreiras

Antes de escolher uma profissão, procure conhecê-la muito bem. É interessante eliminar os mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões. Procure saber o que aquele profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc.

·         Converse com profissionais formados

Agora que você já se informou sobre a parte teórica da profissão, procure também conversar com profissionais formados para conhecer a parte prática. Quando estiver escolhendo a sua profissão, lembre-se que todas têm o seu lado positivo e o seu lado negativo. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que você quer levar.

·         Faça um teste vocacional

Fazer um teste vocacional para identificar seus interesses profissionais também é um bom ponto de partida. Com ele, você pode fechar o leque e se focar em um número menor de opções para fazer uma boa escolha.

·         Liste opções de carreira

Depois de fazer essas pesquisas iniciais – e o teste vocacional, se for o caso – faça uma lista das principais opções que você estiver considerando. Três a cinco delas, por exemplo.