É comum que as pessoas se sintam desnorteadas e não saibam exatamente como começar a investir. O mercado financeiro pode ser um ambiente muito complexo, mas existe uma variedade de investimentos para iniciantes e formas prudentes para se começar.
Confira abaixo boas opções de começar com segurança:
· Planejamento financeiro
Quando se faz um planejamento financeiro bem feito, você descobre exatamente o que está entrando e saindo do seu orçamento. ter um diagnóstico das finanças antes de começar a investir é primeiro passo para qualquer pessoa que está se organizando e quer.
Com o planejamento feito, veja onde pode fazer cortes de itens desnecessários para economizar dinheiro. Desta forma, você terá mais dinheiro para investir.
· Livre-se das dívidas
Quando você possui dívidas, não consegue acumular um patrimônio porque sempre estará sofrendo com os juros que podem a fazer virar uma bola de neve.
Caso tenha dívidas, faça um levantamento dos valores totais e procure as empresas para negociá-las. Pode ser, inclusive, que você consiga algum tipo de desconto ou parcelamento.
· Conheça os perfis de investidor
Você já conhece os três perfis de investidores? O perfil é um conjunto de análises das suas características e atitudes quando o assunto é dinheiro. Ou seja, é a forma como você lida com o risco de perder dinheiro.
São eles:
Conservador: é o tipo de investidor que prioriza a segurança dos rendimentos e prefere investir em alternativas com baixo risco. Isso porque a tolerância ao risco dele é menor e ele tem receio de perder dinheiro.
Moderado: é o investidor que gosta de segurança, mas está mais aberto à possibilidade de investir em aplicações com um pouco mais de risco. Por isso, acaba sendo um pouco mais versátil quando o assunto é dinheiro.
Agressivo: este é o investidor que não tem receio de arriscar e não sente muito frio na barriga. Ele prioriza a possibilidade de rentabilidade maior, mesmo que isso signifique estar aberto a maiores riscos.
· Conheça suas opções
Mesmo para investidores iniciantes, existe uma série de possibilidades atrativas para multiplicar o dinheiro poupado. No entanto, é preciso avaliar cada uma delas com calma, desconfiando de retornos muito grandes ao mesmo tempo em que procura uma rentabilidade que valha a pena.
Exemplos: Imóveis e carros, Renda fixa, Empreendimentos e etc.
· Faça uma reserva de emergência
Sabe aquele dinheiro guardado que pode salvar as contas no final do mês depois de um aperto? Pois é, é o chamado reserva de emergência ou reserva financeira. É um valor importante para momentos de eventuais necessidades e imprevistos que possam acontecer.
Quando não se tem uma reserva de emergência, tanto o presente quanto o futuro ficam comprometidos. Esse é um dos erros que você precisa evitar.