MENU
Menu Principal

Dicas para fazer um planejamento pessoal eficiente


às 15h12
Compartilhe:

Final de ano chegando e as expectativas em relação ao ano vindouro estão a mil. Embora essas expectativas existam, ter o controle sobre o curso da vida não é uma tarefa tão simples quanto se imagina. Fazer as escolhas certas acaba sendo um dilema entre aproveitar o agora ou destinar tempo e dinheiro em planejamentos com vistas ao futuro.

A maneira mais fácil de chegar perto desse controle é elaborando um planejamento pessoal eficiente. Esse planejamento é um meio para definir e organizar metas e objetivos, com ações direcionadas para tirá-los do papel e trazê-los para a realidade. Para ser efetivo, é preciso determinar maneiras para colocá-lo em prática. Deve-se prever os recursos necessários em termos financeiros, além de prazos para o alcance de cada um dos marcos estabelecidos.

Confira algumas dicas de como montar um planejamento pessoal eficiente:

·         Faça um balanço geral do ano que passou

O primeiro passo para fazer um planejamento eficiente é avaliar os ganhos, as perdas e o aprendizado dos últimos meses. Após uma análise realista é que se pode perceber quais atitudes que geraram bons resultados e quais foram negativas… O que pode continuar fazendo, o que parar de fazer e o que melhorar.

·         Defina suas prioridades

Esse exercício de autorreflexão é o que definirá o seu plano para o novo ano. Elencar prioridades ajuda a definir metas e, com metas definidas, o plano nasce. Por fim, o planejamento torna as ações mais eficientes rumo ao resultado.

·         Separe área por área

Com as prioridades em mãos, é interessante colocá-las nas áreas às quais pertencem para que você possa ter uma visão mais clara do que o seu planejamento abrange e se está tudo bem equilibrado.

·         Trace o plano de ação

Planeje o que fazer com mais detalhes de informação e prazos. Se você pretende lançar um projeto profissional, por exemplo, coloque no papel tudo que é necessário para conseguir esse lançamento. Caso você queira mudar de área, analise cada uma das etapas que serão indispensáveis para essa mudança.

No mais, não deixe de estudar e dedicar-se a essa estratégia que pode transformar a sua vida. Aproveite todo o conhecimento que vem sendo colocado à sua frente, aplique métodos eficientes, conte com o apoio dos mais experientes e busque melhorar sempre.

Caso cometa algum erro no processo, aprenda com ele. Analise o que precisa ser revisto, mas não desista. Seja perseverante e conquiste tudo aquilo que mais sonhou ao desenvolver seu planejamento pessoal!

Compartilhe: