Tanto o pilates e a Fisioterapia estão ligados na busca pelo bem-estar do paciente.
Sendo o fisioterapeuta o profissional que trabalha diretamente com a reabilitação de pacientes, não há ninguém melhor que ele para a aplicação das técnicas de pilates.
Muita gente acaba confundindo as práticas e essa dúvida é bastante comum, principalmente porque o conceito das duas atividades são muito similares.
Quando sofremos lesões ou estamos com algum tipo de dor, por exemplo, é normal que seja recomendado um exercício físico de baixo impacto. Em geral, o direcionamento é da realização do pilates ou fisioterapia. Entender qual a relação das duas atividades e como elas se encontram e se complementam é algo bastante importante para a escolha do tratamento e também para compreender o que vamos trabalhar no nosso corpo na realização de cada um.
O pilates é uma técnica que utiliza o corpo para controlar e fortalecer a musculatura, já a fisioterapia busca restaurar ou manter o máximo movimento e capacidade funcional. O ponto em comum é que as duas atividades tratam do corpo, as duas podem se complementar.