Dicas para estudar no final de semana sem exaustão

Sad student reading book at desk with computer. Guy dreaming of outdoor activities with friends flat vector illustration. Education, homework concept for banner, website design or landing web page

Relaxar ou estudar no fim de semana? Eis a questão! Sábados e domingos costumam ser reservados para qualquer coisa que não envolva compromisso. Muitas pessoas, no entanto, aproveitam esses dias para revisar e fixar novos conteúdos. Se também é o seu caso, ou você está se preparando para estudar no final de semana, saiba que é crucial manter o equilíbrio.

Para evitar o estresse exacerbado, separamos algumas dicas para que você consiga tirar o máximo do seu tempo de estudos e trabalho, ao mesmo tempo em que mantém sua saúde física e mental. Prossiga com a leitura, porque listamos dicas que podem ajudar bastante!

Montar um cronograma diverso – Tenha opções de assunto para estudar e de forma organizada. Estudar sozinho não é uma tarefa fácil e no final de semana isso pode potencializar o desânimo. Portanto tenha opções de matérias e assuntos e troque seu foco entre um e o outro de acordo com seu cronograma.

Definir horários para início e término – Apesar de ser importante começar, é igualmente importante que tenha hora de parar. Focar nessa atividade por mais tempo que o necessário, além de não agregar mais do que já tenha agregado, também é um dos fatores que pode te levar à exaustão.

Organizar metas de revisão – É importante esse tópico dentro do seu cronograma. As revisões servem para entender seu nível de domínio do assunto e também suas deficiências. Dessa maneira fica mais fácil de entender onde você precisa dar maior atenção.

Variar os métodos e as ferramentas – Ficar na mesma coisa não é a intenção. Quanto mais diversos forem os métodos e as ferramentas, menos enfadonho será esse momento. Vídeos, livros, discussões, debates, escrevendo sobre… Existem várias formas de se envolver com um assunto ou matéria.

Fazer pausas com simples recompensas – Como já foi dito aqui, ter horário para começar e terminar tem a mesma importância, e essa importância também se estende às pequenas pausas. Tenha em mente que parar para descansar a mente e a visão não é perda de tempo. Depois de certo tempo focado numa mesma coisa, essas pausas são necessárias. Uma boa forma de administrar isso é se recompensando com as pausas para alcançar as metas do cronograma.