MENU
Menu Principal

Como melhorar sua habilidade de comunicação?


às 14h11
Compartilhe:

Não importa se você é uma pessoa mais tímida ou espontânea, ter uma boa habilidade de comunicação pode te ajudar em todas as áreas da sua vida. Apesar de ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, algumas práticas e exercícios que podem ser feitos no dia a dia podem melhorar essa habilidade.

Confira algumas dicas:

1.       Faça contato visual

Muitas pessoas nem percebem, mas têm mania de olhar para baixo ou para os lados quando estão conversando com outras pessoas. Isso é um problema muito grande para a comunicação, porque demonstra falta de confiança ou até mesmo o ato de contar uma mentira.

Olhar nos olhos de uma pessoa é a maneira mais segura e eficaz de transmitir confiança. Sem palavras, poderemos dizer ao nosso interlocutor que estamos interessados no que ele nos diz e que estamos ouvindo atentamente.

2.       Gestos

Segundo especialistas, 90% da comunicação que transmitimos não é verbal, mas gestual. Os movimentos do nosso corpo falam muito mais do que pensamos, mesmo que inconscientemente.

Às vezes, um gesto pode persuadir, convencer e criar confiança muito mais do que um discurso elaborado. Comece a observar e a praticar.

3.       Direto ao ponto

Dominar as habilidades de comunicação não significa falar muito, fazer apresentações sem fim ou enviar longas mensagens por correio. Procure ter ideias claras e não se enrole ao transmitir mensagens precisas.

4.       Seja um bom ouvinte

Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte. Isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite nos colocarmos no lugar do outro e construir relacionamentos.

Além disso, denota respeito. Por isso, aproveite as oportunidades que tiver para ouvir, prestando atenção e respondendo. Você vai ver: o resultado pode ser surpreendente.

5.       Não interrompa ou fale junto com seu interlocutor

Interromper seu interlocutor ou falar junto com ele representa uma falta de respeito. É claro que isso pode acontecer de vez em quando, mas se deve evitar essa situação.

Nesse sentido, é importante destacar que, quando falamos junto com outra pessoa, caracterizamos que não importa o que ela está afirmando, porque o que temos a dizer é mais relevante.

6.       Saiba silenciar quando necessário

Em muitos momentos da vida, a gente precisa saber ficar quieto. Além disso, o silêncio também faz parte de uma das boas habilidades de comunicação.

O silêncio também oferece tempo para pensar sobre a resposta e organizar os pensamentos.Por isso, não confunda saber silenciar com ficar calado o tempo todo. Equilibre esses dois elementos e você terá melhores resultados no processo de comunicação.

Compartilhe: