Erros comuns na hora de escolher uma profissão

O início da carreira é um momento marcante que ocupa papel essencial no futuro do jovem profissional. Apesar de ser uma época que merece atenção, muitas vezes, por inexperiência ou ansiedade, jovens profissionais ignoram sua importância e cometem erros que podem marcar sua reputação e seu desempenho no mercado de trabalho por um bom tempo.

Confira algumas situações que podem ser contornadas:

·         Escolher um curso por status

Já imaginou quantos médicos estão se formando apenas porque passar em Medicina era uma conquista grandiosa?

Por mais que o seu círculo social valorize essas aprovações concorridas, pense nas consequências da sua escolha profissional, elas serão carregadas por você, e só. Existem muitas formas de conquistar algo glorioso em todas as profissões, isso é possível quando você está verdadeiramente envolvido com o que faz.

·         Escolher uma profissão pensando apenas no salário

Vivemos em uma sociedade capitalista e precisamos do dinheiro para sobreviver, mas tomar uma decisão importante como a escolha de uma profissão baseando-se apenas em quanto se vai ganhar pode ser um tremendo erro. Cedo ou tarde, você poderá se dar conta de que deixou de lado fatores fundamentais, como as chances de se obter realização pessoal, e estará trabalhando em algo que detesta, vivendo apenas por dinheiro.

·         Parar de investir na formação

Muitos jovens pensam que ingressar no mercado de trabalho basta. Por isso, assim que conseguem uma vaga, param de investir na sua formação. Errado! O investimento na formação deve ser uma constante na carreira. Por isso, mesmo que você esteja satisfeito com a posição que ocupa na empresa, não deixe de melhorar suas competências e, até mesmo, adquirir novas habilidades.

·         Aceitar qualquer emprego oferecido

É importante ter critério na hora de definir a empresa em que vai trabalhar, analisando as oportunidades e refletindo se aquela posição é a mais adequada para os rumos que você quer dar para a sua carreira.

Não tenha pressa: coloque na balança aspectos como salário, benefícios, atribuições da posição e, principalmente, as possibilidades de crescimento que a empresa oferece.