MENU
Menu Principal

Resoluções de ano novo para melhorar sua carreira


às 14h03
Compartilhe:

Fim de ano é sempre um tempo de reflexão no que deu certo no ano que se encerra, e no que podemos melhorar no ano que inicia. Resoluções de ano novo são um hábito popular de traçar objetivos e metas para melhorar sua vida no novo ano, mas muitas vezes essas resoluções podem ser bem difíceis de serem alcançadas sem um plano de ação por trás delas.

Hoje separamos cinco resoluções interessantes para a sua carreira para o ano que se inicia. Confira:

Desenvolva seus pontos fortes e trabalhe seus pontos fracos: aproveite o feriado para refletir sobre o que deu certo ou errado no último ano de trabalho e quais de suas características pessoais e profissionais tiveram um impacto grande nesses resultados. Dessa forma é mais fácil compreender quais são as nossas maiores forças e quais áreas precisamos melhorar no ano que se inicia para atingir nossos objetivos profissionais.

Definir seus focos de interesse: seja específico, mas sem pretensões de ser. Você provavelmente terá uma ideia clara de áreas em que gostaria de trabalhar, mas definir uma função – e só perseguir ela – pode engessar a sua transição.

Definir cinco áreas ou profissões de interesse: aqui, quanto mais específico, melhor. Liste áreas que te chamam a atenção e as profissões que se imagina exercendo. É uma reflexão simples na teoria, porém muitas vezes nada óbvia para quem está na fase de decisão. Tire um tempo, diariamente se necessário, para pensar sobre o assunto e o reserve na agenda até ter uma relação de umas cinco áreas ou profissões.

Criar um plano de carreira: se você está satisfeito com o caminho que segue, mas quer ter mais controle sobre ele, criar um plano é uma boa. Mesmo que você não saiba, de fato, aonde quer chegar, a atividade de planejar incentiva reflexão (e, consequentemente, clareza) sobre diversos pontos. A partir disso, pode focar esforços nos gaps a desenvolver para chegar à sua meta final.

Aprenda coisas novas: uma das melhores formas de manter a sua mente ativa e estimular a sua criatividade é fazer cursos. Mesmo cursos que não sejam necessariamente relacionados à sua área de trabalho, como aprender um instrumento musical, uma nova língua ou trabalhos manuais, podem desenvolver sua capacidade de concentração, ensinar sobre gerenciamento de projetos e ter um impacto positivo na sua criatividade e no seu humor, melhorando seu relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Compartilhe: