MENU
Menu Principal

Enfermagem: urgência, emergência e UTI são áreas com crescente procura por profissionais


às 11h12
Compartilhe:

A enfermagem é um curso com diversas possibilidades de atuação para quem deseja seguir na área. Para quem deseja trabalhar em hospitais, um segmento que apresenta uma demanda por profissionais especializados é o de serviços emergenciais. Diante de um cenário de aumento no número de acidentes e também por conta da pandemia, enfermeiros para entender em ambientes de urgência, emergência e em unidades de terapia intensiva têm sido muito solicitados.

Esses profissionais são essenciais nessas áreas, pois são eles que têm o primeiro contato com os pacientes, fazem triagem e realizam todo o processo de organização destes espaços. Mas para trabalhar nessa área é preciso saber que vai lidar a todo instante com pacientes graves e situações de tensão.

Primeiramente o enfermeiro que trabalha em urgência e emergência precisa conhecer bem as definições de cada um. Então vamos lá, na urgência o paciente necessita de assistência médica imediata, as ocorrências são imprevistas de agravo à saúde, podendo ou não ter risco potencial à vida. Já na emergência, o paciente tem condições de saúde que implicam em sofrimento intenso ou risco iminente de morte.

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) os pacientes estão em estado grave e necessitam de um tratamento contínuo. Todos os três setores são complexos e precisam de profissionais capacitados para atuarem no atendimento.

O mercado de trabalho é amplo e o profissional pode atuar tanto na saúde pública como na rede privada. O primeiro passo para trabalhar nessas áreas é escolher um curso de graduação qualificado, com bons laboratórios, professores qualificados e uma faculdade conceituada.

Compartilhe: