MENU
Menu Principal

Dicas de gestão financeira para controlar seus gastos em 2022


às 11h14
Compartilhe:

Ano novo chegando e sempre surgem inúmeras metas para serem cumpridas, uma delas quase sempre diz respeito às questões financeiras. Sempre desejamos mais organização e fazer com o que nosso suado dinheiro tenha um melhor rendimento. 
A gestão de finanças pessoais é mais do que apenas administrar dinheiro, é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer idade para lidar com os seus bens e investir no seu futuro. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas simples para conseguir gerir melhor sua vida financeira. 
1 – identifique suas receitas e despesas – pode parecer besteira, mas é o primeiro passo para controlar suas finanças e evitar o descontrole. Uma boa opção é anotar tudo o que você gasta, desde o cafezinho na padaria, passando por faturas de cartões de crédito e contas de luz, água e condomínio. Caso você não consiga anotar tudo em um papel, outra opção é usar um aplicativo de controle financeiro.
Esta etapa é muito importante para você entender exatamente para onde está indo o seu dinheiro e quais custos você pode cortar ou reduzir.

2 – Planejamento sempre! – Antes de fazer uma compra, especialmente as mais caras, se programe. Uma boa forma de se programar é através da técnica 50-30-20, que define regras para os seus custos: 50% da renda deve ser destinada para os gastos essenciais, 30% para despesas variáveis e 20% para prioridades. Veja em qual categoria a sua compra ou serviço se encaixa e se planeje com base nisso.
3 – Não gaste mais do que ganha – pode parecer óbvio, mas acredite, pouca gente faz isso. Procure evitar desperdícios, o que pode ser feito fugindo das compras por impulso ou por questões emocionais. Muitas vezes a gente pode se empolgar e resolver antecipar sonhos e objetivos só porque achamos que daremos conta, ou porque a parcela do cartão cabe no bolso. Cuidado!

4 – Tente poupar – emergências e imprevistos sempre podem acontecer, por isso, esteja preparado. O ideal é que a sua reserva consiga suprir alguns meses da sua renda, caso você perca o emprego ou passe por uma crise em seu negócio.

Compartilhe: