Dia do leitor: veja como cultivar o hábito da leitura desde a infância

Férias escolares a todo o vapor. Que tal aproveitar esse momento com os pequenos em casa para incentivar a leitura? No dia 07 de janeiro é comemorado o Dia do Leitor e o que se percebe é que cada vez mais o universo da leitura vem perdendo espaço para o mundo tecnológico, principalmente entre as crianças.

Os benefícios do hábito de leitura são inúmeros e especialmente quando se inicia durante a infância, proporciona desenvolvimento emocional e intelectual, enriquece o vocabulário e permite que as crianças desenvolvam senso crítico. Além disso, o contato com os livros desperta a criatividade.

Veja algumas dicas que vão ajudar a introduzir a leitura na rotina das crianças:

1 – Local adequado – reserve um espaço da casa adequado para a leitura, assim a criança terá contato frequente com a atividade. Além disso, deixe que os livros estejam de fácil acesso para a criança.

2 – Respeite o gosto da criança – para que a leitura não se torne desinteressante ou uma obrigação, respeite a faixa etária da criança e as preferências desenvolvidas por ela. Revistas em quadrinhos podem ser uma ótima porta de entrada para a leitura na infância. Elas têm diferentes temáticas e reúnem textos e imagens de uma maneira bastante atrativa.

3 – Leitura e diversão – ver a leitura como obrigação e associar a uma atividade chata é um dos principais motivos pelos quais grande parte dos adultos não lê, assim também acontece com os pequenos. Estudos mostram que a diversão ajuda a aprender mais, por isso, quando for lêr com uma criança dê vida aos personagens, encene papéis e crie efeitos sonoros. Esses são alguns exemplos de como tornar a leitura uma verdadeira brincadeira.

4 – Passeios que envolvam leitura – explore bibliotecas e livrarias com o pequeno. Procure um lugar onde seja possível passar tempo e se sentar para ler com calma e conforto. Deixe a criança livre para procurar livros que o interessem.

5 – Crie rotina e seja exemplo- a leitura é uma prática que precisa acontecer diariamente, só assim ler se tornará parte da rotina da criança. Escolha um horário para ler todos os dias com o pequeno, antes de dormir pode ser uma boa opção. Além disso, também comece a cultivar o hábito da leitura e deixe seu filho perceber como a leitura é importante. O momento da leitura pode ser uma opção de relaxamento da família, cada um com o seu exemplar.