MENU
Menu Principal

Dicas para manter o corpo hidratado no verão


às 14h08
Compartilhe:

A água é fundamental para a vida, pois é responsável por várias funções corporais. Facilita o funcionamento intestinal, regula a temperatura do corpo, ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.

Manter-se hidratado é sinônimo de ficar atento aos sinais que seu próprio corpo dá. Urina amarela escura é um sintoma de desidratação. Cansaço e sonolência, pele e boca secas, dor de cabeça, além, é claro, da sede crônica, são sinais de que você precisa manter seu corpo bem hidratado. No verão, esses sintomas podem aparecer com mais frequência, por isso é bom evitar.

Confira a seguir algumas dicas para manter o corpo hidratado no verão:

1. Crie intervalos regulares para beber água

O hábito, quando repetido, é mais fácil de ser assimilado. Às vezes, você pode se assustar com a quantidade de água que calcula. Nesse caso, que tal dividir por copos ou garrafinhas e estipular as metas por períodos do dia? Assim fica bem mais fácil, né?

Supondo que o cálculo resultou em 2 litros, você pode dividir isso em 8 copos de 250ml. Assim, você pode beber 3 copos pela manhã, 3 copos à tarde e 2 copos à noite, ou como preferir.

2. Redobre a atenção com exercícios físicos

A desidratação é recorrente em atletas amadores – e até mesmo profissionais – que não tomam água antes e depois das atividades físicas. Por isso é preciso redobrar a atenção nesse caso para que não haja nenhum problema com o seu organismo. Ainda, vale destacar: práticas à noite, devido ao calor, também podem desidratar.

3. Evite líquidos artificiais para a hidratação

Refrigerantes, sucos de caixinha e bebidas alcoólicas têm um efeito contrário a hidratação: eles precisam de mais água, principalmente no fígado, para serem processados no organismo. Há uma série de alternativas à água que podem ser utilizadas (veja abaixo), mas os compostos artificiais e alcoólicos não fazem parte dessa lista.

4. Varie no consumo de líquidos

Beber a água pura é realmente muito importante, mas os sucos e os chás também podem auxiliar a ingerir mais líquidos. Nesse caso, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro é que os chás que contêm cafeína, como preto, verde e mate, não contam na hidratação. O segundo é que os sucos devem ser naturais, sem adição de açúcares.

5. Alimentação saudável e leve

O erro de muitas pessoas é crer que apenas a ingestão de líquidos no verão é o suficiente para manter a hidratação em dia. Ledo engano: uma má-alimentação, como frituras, alto consumo de carboidrato e dieta baseada em carne vermelha exigem muito do corpo – e, consequentemente, utilizam a reserva de líquido do organismo. Carboidratos simples, carnes magras, frutas, verduras e legumes são poderosos aliados na hidratação.

Compartilhe: