MENU
Menu Principal

Exagerou na alimentação em dezembro? Veja alimentos para uma dieta detox


às 14h10
Compartilhe:

Uma alimentação fora do controle e da rotina acaba modificando o metabolismo do organismo, fazendo com que haja desregulação de alguns processos metabólicos, ocasionando em perda da produtividade, retenção de líquidos, cansaço, fadiga.

É importante tentar manter a rotina para que não saia do hábito alimentar que já é praticado. No final do ano, o clima tende a ser mais quente, as festas tendem a cansar mais o organismo, e juntando tudo isso, pode gerar prejuízos para o organismo.

Não há necessidade de deixar de confraternizar, estar perto da família, dos amigos, pois tudo isso fará parte de uma alimentação que seja, além de adequada, prazerosa. Quando sair da rotina e se exceder na alimentação, o mais importante é tentar retomar os hábitos o mais rápido possível, sem a necessidade de fazer compensações, dietas da moda ou jejuns prolongados.

A professora e coordenadora do curso de Nutrição, Júlia Franco, afirma que o próprio organismo fará o processo de destoxificação pelo consumo de substâncias inadequadas para o consumo, mas que existem alimentos que podem auxiliar no desempenho.

“Para facilitar que nosso organismo reaja dessa forma, é importante consumir alimentos que sejam ricos em antioxidantes (substâncias que vão combater os radicais livres), frutas, alimentos ricos em vitaminas e minerais e tomar bastante água, que é fundamental para os processos metabólicos do organismo”, afirma Júlia.

Alimentos mais indicados para uma dieta detox:

·         Hidratação com água

·         Frutas frescas

·         Chás

·         Vegetais verde-escuros

·         Frutas vermelhas

·         Gengibre

·         Canela

Após selecionar os alimentos, devem ser evitados alimentos industrializados como açúcar, farinhas refinadas, carnes defumadas, sorvetes, pizzas, enlatados, óleos vegetais refinados, bebidas alcoólicas e frituras.

Compartilhe: