Psicologia ou Psiquiatria: veja a diferença entre as duas áreas

A Psicologia e a Psiquiatria tem basicamente o mesmo objetivo e quem resolve trabalhar nessas profissões tem como objetivo ajudar as pessoas a tratarem problemas psicológicos. Mas qual a diferença entre as duas áreas? Para esclarecer essa dúvida vamos mostrar as diferenças entre os dois segmentos.

Vamos iniciar a explicação mostrando a definição do dicionário, nele a explicação é a seguinte: a Psicologia é uma parte da Filosofia que trata da alma e das suas manifestações, além do estudo dos fenômenos psíquicos. Já a Psiquiatria aparece por lá como a doutrina das doenças mentais e do respectivo tratamento.

Atuação

O psicólogo utiliza da terapia para lidar com problemas de ordem comportamental e psicológica das pessoas. O objetivo do psicólogo não é a redução imediata dos sintomas do paciente, mas sim, a compreensão das causas que levaram ao adoecimento mental. Já o Psiquiatra tem como foco a redução dos sintomas (perturbações psíquicas) e a melhora da qualidade de vida do paciente a curto e médio prazo.

Apesar das semelhanças, as duas profissões são bem distintas. A área de Psicologia é recomendada para pessoas que pretendem trabalhar não apenas no tratamento de problemas psicológicos, mas também em outras atividades envolvendo a psique humana. Na Psiquiatria os profissionais devem gostar da área médica, com atuação especificamente no tratamento de transtornos mentais

Formação

A principal diferença entre as duas profissões é a formação. A Psicologia tem faculdade própria e o curso dura em média 5 anos. No caso da Psiquiatria, primeiro é preciso fazer a faculdade de Medicina, que tem uma duração média de 6 anos, e depois ingressar em uma residência por cerca de mais 3 anos.

Tão importante quanto escolher a graduação que irá seguir é a escolha da instituição de ensino em que irá cursar. A Faculdade São Luís de França oferece o curso de Psicologia de forma presencial, contando com a melhor estrutura e equipe de docentes qualificada. Clique aqui e saiba mais sobre o curso.