Glossário: Ao pé da letra!

A editoria Glossário desta semana trouxe alguns termos técnicos utilizados na área da pedagogia, mais comumente pelos profissionais da área. Seja em escolas ou em ambientes mais educativos, você já deve ter ouvido alguns termos que não está habituado, e, portanto, não conseguiu assimilar.

Essa editoria serve justamente para ajudar nesse entendimento. Confira a edição de hoje e não deixe de acompanhar para ficar por dentro.

Assimilação – Operação pela qual a criança interioriza de alguma forma o meio, a fim de moldar o ambiente às necessidades do seu organismo. A assimilação prolonga as aquisições de conhecimentos.

Autoridade carismática – Designa uma autoridade que radica na força e no carisma de personalidades fora do comum. Os subordinados obedecem à autoridade dos líderes carismáticos porque acreditam na sua força e admiram a sua abnegação, devoção a arrebatamento pessoal.

Autoridade racional – Designa um tipo de autoridade que tem origem na crença da legitimidade das leis, das regras e dos regulamentos. Esta autoridade vai buscar a sua legitimidade ao caráter prescritivo e normativo das leis. Tanto os superiores como os subordinados optam por cumprir as leis, as normas, as regras e os regulamentos, porque consideram que a sua existência está fundamentada na racionalidade.

Autoridade tradicional – Designa um tipo de autoridade que procura a sua legitimidade na tradição, no hábito, no costume e no direito consuetudinário. Os subordinados aceitam como legítimas as ordens superiores que emanam dos costumes e das tradições.

Avaliação aferida – Também chamada de avaliação de monitorização, a avaliação aferida é uma avaliação externa que surge associada à promoção da qualidade do sistema educativo, porquanto pressupõe a elaboração de indicadores das aprendizagens dos alunos que permitam comparar resultados e verificar até que ponto é que o sistema está a dar resposta aos objetivo. A avaliação aferida não afeta a progressão dos alunos e não se destina a recolher dados para atribuir uma classificação aos alunos.

Avaliação autêntica – Expressão que designa os procedimentos destinados a avaliar as competências dos alunos para a realização de tarefas em contextos de vida real.

Avaliação criterial – É uma avaliação aferida a critério, vulgarmente chamada de sumativa, tendo em conta determinar a capacidade do aluno para atingir o padrão de desempenho, tal como foi estabelecido previamente pelo professor.

Avaliação de desempenho – Expressão que designa os procedimentos destinados a avaliar as capacidades dos alunos para desempenharem determinadas tarefas de aprendizagem.

Continue de olho no site da Faculdade São Luís de França, toda semana a editoria estará de volta trazendo curiosidades e explicações das mais diversas áreas.