MENU
Menu Principal

Didática e Pedagogia: conheça as diferenças e como elas se complementam


às 17h32
Compartilhe:

No entendimento de muitas pessoas, Didática e Pedagogia são sinônimos, mas é preciso entender que existem algumas diferenças entre as duas áreas. Para entender melhor é preciso conhecer o conceito que define cada um. No caso da Pedagogia, é a ciência que tem como função o estudo da educação. Já a Didática, consiste na técnica de ensinar, trata-se de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica. 

Com base nas definições de cada área, podemos dizer que o pedagogo se ocupa do âmbito mais amplo da educação, podendo ter função na gestão do sistema de ensino. Já o profissional voltado para a área de Didática, se concentra especificamente no modo como o ensino será realizado, considerando qual a melhor maneira de colocar esse processo em prática. 

Com essas explicações fica claro que para o bom andamento de um ambiente educacional é preciso que as duas andem juntas, afinal se complementam. Sem uma gestão atenta que considere os pontos mais relevantes para a educação, não se mostra possível desenvolver um processo fortalecido de didática. 

Compartilhe: