A enfermagem é uma profissão fundamental para a saúde e o bem-estar de toda a sociedade. Algumas curiosidades da área são muito interessantes e é sobre isso o texto de hoje. Para conhecer algumas curiosidades sobre a história da enfermagem continue a leitura a seguir:
A Enfermagem moderna nasceu no século XIX
A enfermagem profissional como conhecemos hoje – com rigor técnico e científico – começou a ser desenvolvida pela inglesa Florence Nightingale durante a Guerra da Crimeia. Segundo conta a tradição, após chegar ao hospital de guerra e implementar medidas sanitárias e procedimentos técnicos da medicina, ela conseguiu reduzir o índice de mortalidade de 43% para apenas 2% dos feridos.
O símbolo da enfermagem é uma lâmpada a óleo
O símbolo é uma homenagem à já citada Florence Nightingale. Durante a Guerra da Crimeia, ela ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, pois utilizava uma lâmpada a óleo para caminhar e cuidar dos pacientes durante à noite.
O Dia Internacional da Enfermagem é 12 de maio
E isso tem relação, mais uma vez, com Florence Nightingale. Sua importância para a enfermagem moderna é tão grande, que o dia 12 de maio foi escolhido como Dia Internacional da Enfermagem como forma de homenageá-la. A data marca o nascimento de Florence.
A enfermagem é a profissão da saúde com mais trabalhadores
Um levantamento realizado em 2015 pelo IBGE aponta que o país possuía, então, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores na área da saúde. Destes, 50% eram enfermeiros.
Enfermeiro é uma palavra de origem latina
Enfermeiro deriva do latim Infirmum, que significa “aquele ou aquilo que não está firme”. Na língua portuguesa, essa palavra daria origem ao termo “enfermo”, para se referir a alguém que está doente. A partir dela vieram outras palavras, como enfermeiro, enfermaria e enfermagem.