Para atuar como psicólogo no mercado de trabalho é preciso concluir o curso superior em Psicologia e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A graduação de Psicologia tem duração média de cinco anos e exige que o aluno faça estágio para obtenção do diploma.
A Psicologia é o campo de análise das mentes, das personalidades e, de maneira geral, dos comportamentos humanos. Durante esses cinco anos, o psicólogo desenvolve a capacidade de observar, diagnosticar, prevenir e curar doenças mentais, além de poder seguir como um pesquisador.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), algumas características essenciais para ser um bom psicólogo são:
· Manter sigilo profissional;
· Respeitar os limites de atuação;
· Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
· Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
· Ouvir ativamente;
· Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
· Respeitar valores e crenças dos clientes;
· Demonstrar capacidade de empatia.
Os psicólogos não ajudam só os pacientes que precisam se recuperar de algum sofrimento psíquico ou lidar com um transtorno mental. Eles estão também em diversos contextos de trabalho auxiliando as pessoas a se relacionarem melhor consigo mesmas e com os outros.
Com isso, eles são essenciais em qualquer ambiente onde a convivência entre pessoas precisa ser trabalhada. Sem dúvida, contar com os conhecimentos de um profissional da Psicologia torna nossos contextos de vida mais saudáveis e prazerosos.