Saiba diferenciar bacharelado de licenciatura

Você já deve ter se deparado com as opções Bacharelado, Licenciatura, Curso Superior de Tecnologia e se perguntado: qual é a diferença entre elas? Pois bem, entender essas diferenças é de extrema importância para quem ainda está entendendo em qual área e campo quer atuar.

Um dos aspectos importantes que o aluno deve analisar ao escolher seu curso de graduação é que atuação profissional deseja. Para além da profissão propriamente dita, o aluno deve refletir sobre como e onde deseja aplicar sua formação para não correr o risco de escolher equivocadamente o tipo de graduação a cursar.

O bacharelado forma profissionais focados no mercado de trabalho, que desejam atuar exercendo ativamente a profissão que escolheram. Ela é a graduação superior mais tradicional, onde o aluno estuda sobre todos os assuntos que competem ao conhecimento da área escolhida, porém de maneira mais concisa. Nesse modelo de graduação, o profissional pode escolher entre inúmeras áreas de atuação. Em resumo, o bacharel realiza o exercício da profissão que ele escolheu, mas não pode dar aulas.

Já os cursos de Licenciatura têm uma característica bem específica: além de viabilizar que o graduado atue na sua área de formação, esses cursos habilitam o aluno a ser professor na educação básica.

A Licenciatura é uma formação que prepara o profissional para ensinar. Os estudantes que optam pela modalidade Licenciatura do curso têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício. Ou seja, o licenciado tem permissão para dar aulas sobre o curso que escolheu, principalmente para os níveis do Ensino Fundamental e Médio.

Embora a carreira de professor seja, muitas vezes, vista como algo que depende da vocação do indivíduo, o fato é que os cursos desta categoria são estruturados para fornecer as ferramentas necessárias ao exercício dessa função.