Estágio no primeiro período: dicas que vão ajudar a conseguir um

Woman designer creative idea website designer Draw outline and develop applications on smartphone.

Sem experiência profissional e ainda tentando dar os primeiros passos na carreira, é comum que os jovens sintam-se inseguros na hora de buscar o primeiro estágio. Se você está neste momento, confira nosso post e nossas dicas para mostrar seu potencial e conquistar sua oportunidade!

Fique atento aos anúncios de vaga da faculdade

Procure saber se a instituição de ensino em que você estuda trabalha com núcleos de empregabilidade, ou se mantém algum tipo de parceria com as empresas da região. Além disso, não deixe de acompanhar as atualizações dos murais e quadros de avisos da faculdade para observar se há anúncios de vagas de estágio.

Fale com seus professores e colegas

Geralmente os profissionais mais experientes e alunos veteranos têm uma boa rede de contatos e podem conhecer a pessoa certa para te indicar. Pergunte aos seus professores se eles sabem de alguma oportunidade de estágio, ou até se eles conhecem algum colega de profissão que precise de estagiários.

Para aumentar suas chances de indicação, é importante que você seja empenhado em sala de aula, demonstrando esforço e interesse. Seu comportamento acadêmico pode ser avaliado como um indicativo do seu perfil profissional.

Tenha domínio do português

Tenha em mente que mesmo que o seu curso seja alguma das engenharias, não tenha dúvidas de que dominar o português é um requisito muito importante.

O primeiro momento em que ele vai ser testado é em seu currículo. Revise-o diversas vezes para não ter nenhuma chance de cometer algum erro. Já durante a entrevista, evite gírias e acerte na concordância das palavras. Todos os aspectos serão analisados nesse momento.

Invista em um currículo claro e objetivo

Adicione ao seu currículo as informações essenciais sobre você e que mostrem o porquê de ser a melhor escolha para a empresa. Na dúvida, peça para um colega ou até mesmo um professor avaliar antes de enviar para as empresas.

Tenha uma postura confiante e adequada durante a entrevista

Tenha uma postura confiante e adequada. Seja calmo ao responder às perguntas e, no momento certo, tire suas dúvidas sobre a função. Saiba se apresentar e mostrar aos entrevistadores os seus pontos positivos.

E se não der certo na primeira vez, não desista. Agora você já tem a experiência de uma entrevista e aprenderá com os seus erros na próxima vez.